RIM lança tablet PlayBook nos EUA e Canadá
Por Alastair Sharp
TORONTO (Reuters) - A Research in Motion (RIM), produtora dos celulares BlackBerry, lançou seu aguardado computador tablet nas lojas dos Estados Unidos e Canadá nesta terça-feira (19), em batalha para conquistar usuários do iPad, da Apple. A novidade tem três preços diferentes nos EUA: US$ 500 (16 GB), US$ 600 (32 GB) e U$ 700 (64 GB).
A aposta não poderia ser mais alta para a companhia canadense, que viu o BlackBerry dominar o mercado de celulares inteligentes para depois ver o aparelho enfrentar dificuldades na concorrência contra o iPhone e os diversos aparelhos acionados pelo sistema operacional Google Android.
Leia mais
- Tablet da RIM recebe avaliações negativas antes de lançamento
- RIM anuncia tablet 4G, e alardeia interesse empresarial
- RIM vai lançar tablet PlayBook com loja de música online
- RIM terá versões do PlayBook para redes rápidas LTE e HSPA+
- Fabricantes contra-atacam sucesso do iPad com enxurrada de tablets na CES 2011
O lançamento do PlayBook, porém, não contou com críticas positivas; o tablet só permite acesso à Internet por rede WiFi e não conta com os aplicativos de email e agenda que são a marca registrada da RIM. O aparelho precisa estar ligado a um BlackBerry para acessar esses serviços. No entanto, redes de varejo como a Staples e a BestBuy afirmam que as pré-encomendas sólidas do aparelho sugerem existir demanda reprimida por uma alternativa de alta capacidade ao iPad.
Cerca de 20 mil lojas nos EUA e Canadá estão oferecendo o PlayBook e o aparelho também será vendido diretamente a empresas.
Alguns observadores dizem que é injusto comparar os concorrentes ao iPad, que iniciou o mercado de tablets ao ser lançado em abril do ano passado. A Apple vendeu quase 15 milhões de iPads em 2010, e a RIM deve vender cerca de 3 milhões de PlayBooks ao longo de um período semelhante em 2011, de acordo com 18 analistas pesquisados pela Reuters.
"Não é um produto que jogue na mesma liga que o iPad", disse Al Hilwa, analista da IDC em Seattle. "A questão é determinar se venderá mais que o Xoom, mas menos que o Galaxy", disse ele, em referência aos tablets acionados pelo Android produzidos por Motorola e Samsung.
Demonstrando o quanto é difícil gerar entusiasmo semelhante ao dos lançamentos da Apple, a Staples Canada abandonou o plano de abrir suas lojas à meia-noite e optou por um lançamento mais discreto, iniciando às 7h desta terça-feira.
"Nossa ideia é que faz mais sentido para os clientes empresariais passar pela loja a caminho do trabalho", disse Pete Gibel, o vice-presidente de vendas da rede. "Abrir à meia-noite é mais para consumidores pessoa física."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.