Topo

Motorola e Lenovo lançarão smartphones com processador da Intel

11/01/2012 15h36

Por Noel Randewich

11 Jan (Reuters) - A Intel anunciou um acordo com a Motorola Mobility e a Lenovo para o desenvolvimento de smartphones and tablets, e disse que os primeiros telefones com o sistema Android, do Google, utilizando seus principais processadores serão colocados à venda neste ano.

O presidente-executivo da Intel, Paul Otellini, declarou na terça-feira durante a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, que a Lenovo lançará no segundo trimestre um smartphone para o mercado chinês que terá o novo processador da companhia norte-americana. Já a Motorola, segundo Otellini, fará o lançamento no segundo semestre.

Os acordos com as fabricantes norte-americana e chinesa fortalecem a incursão da Intel no mundo dos dispositivos móveis. A companhia aposta no novo chip Medfield para competir com os smartphones que usam chips com mais eficiência de energia da ARM Holdings.

A maior fabricante de chips do mundo também está fazendo um esforço concentrado com companhias do nível da Hewlett Packard (HP) para crescer nos laptops superfinos chamados Ultrabooks, no mesmo estilo do Macbook Air, da Apple. A Intel aposta no Ultrabook para manter o domínio no mercado de PCs, já que tablets como o iPad afastam os consumidores desse setor.

"É uma estratégia de muitos anos e muitos produtos que trará smartphones e tablets para o mercado (dos EUA), a começar com um telefone no segundo semestre de 2012", disse o vice-presidente da Intel Architecture Group, Dave Whalen, sobre o acordo com a Motorola.

Enquanto os processores para dispositivos móveis de companhias como Texas Instruments e Samsung se destacam, os engenheiros da Intel têm se esforçado para adaptar a tecnologia de PC para uma melhor performance nos aparelhos móveis sem sugar a bateria.