Yahoo apresenta novo plano para retomar crescimento
Por Alexei Oreskovic
SAN FRANCISCO (Reuters) - Scott Thompson, presidente-executivo do Yahoo, delineou como o pioneiro da Internet vai se rejuvenescer por meio de uma nova estrutura e de maior concentração nos usuários, anunciantes e áreas pouco exploradas como o comércio.
A empresa anunciou na semana passada que demitiria dois mil funcionários, ou 14 por cento de sua força de trabalho, e deu início à sua reestruturação.
Thompson, antigo executivo do PayPal a quem é atribuído o crédito pelo forte crescimento conquistado pela divisão de pagamentos online do eBay, afirmou em memorando interno na terça-feira que o Yahoo seria organizado em três divisões básicas, a partir de 1º de maio. O comércio, uma área das operações do Yahoo que receberá nova ênfase, terá importância crítica para o crescimento futuro, disse Thompson.
No passado dominante na mídia e nas buscas, o Yahoo terminou ofuscado pelo Google e pelo Facebook.
"Para ser bem claro, nossa maior prioridade será operar com sucesso em nossas atividades básicas, o que nos propiciará o direito de buscar novas oportunidades de crescimento", afirmou Thompson no memorando.
O executivo, que se tornou presidente-executivo do Yahoo em janeiro, comandará uma reunião com todos os funcionários na tarde da terça-feira.
As três novas divisões da empresa incluirão a divisão "consumidor", cujo foco será o conteúdo de mídia, sob o comando de Ross Levinsohn, e cuidará de "conexões" como o Flickr, busca, e-mail e comércio eletrônico.
A nova divisão de "regiões" se responsabilizará pelo contato com os anunciantes, e uma divisão de tecnologia se responsabilizará pela infraestrutura e plataformas da companhia.
"Vocês serão informados pelos seus líderes de negócios sobre os planos deles quanto ao avanço de cada um desses grupos, nos próximos dias e semanas", afirmou Thompson no memorando.
"Em última análise, os clientes decidirão se venceremos ou seremos derrotados no mercado", afirmou.
Como esperado, a nova estrutura elimina o grupo de produtos centralizado que atendia a diversos tipos de clientes, até agora comandado por Blake Irving, que deixará a companhia nas próximas semanas e não deve ser substituído.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.