Topo

Yahoo apresenta novo plano para retomar crescimento

10/04/2012 16h06

Por Alexei Oreskovic

SAN FRANCISCO (Reuters) - Scott Thompson, presidente-executivo do Yahoo, delineou como o pioneiro da Internet vai se rejuvenescer por meio de uma nova estrutura e de maior concentração nos usuários, anunciantes e áreas pouco exploradas como o comércio.

A empresa anunciou na semana passada que demitiria dois mil funcionários, ou 14 por cento de sua força de trabalho, e deu início à sua reestruturação.

Thompson, antigo executivo do PayPal a quem é atribuído o crédito pelo forte crescimento conquistado pela divisão de pagamentos online do eBay, afirmou em memorando interno na terça-feira que o Yahoo seria organizado em três divisões básicas, a partir de 1º de maio. O comércio, uma área das operações do Yahoo que receberá nova ênfase, terá importância crítica para o crescimento futuro, disse Thompson.

No passado dominante na mídia e nas buscas, o Yahoo terminou ofuscado pelo Google e pelo Facebook.

"Para ser bem claro, nossa maior prioridade será operar com sucesso em nossas atividades básicas, o que nos propiciará o direito de buscar novas oportunidades de crescimento", afirmou Thompson no memorando.

O executivo, que se tornou presidente-executivo do Yahoo em janeiro, comandará uma reunião com todos os funcionários na tarde da terça-feira.

As três novas divisões da empresa incluirão a divisão "consumidor", cujo foco será o conteúdo de mídia, sob o comando de Ross Levinsohn, e cuidará de "conexões" como o Flickr, busca, e-mail e comércio eletrônico.

A nova divisão de "regiões" se responsabilizará pelo contato com os anunciantes, e uma divisão de tecnologia se responsabilizará pela infraestrutura e plataformas da companhia.

"Vocês serão informados pelos seus líderes de negócios sobre os planos deles quanto ao avanço de cada um desses grupos, nos próximos dias e semanas", afirmou Thompson no memorando.

"Em última análise, os clientes decidirão se venceremos ou seremos derrotados no mercado", afirmou.

Como esperado, a nova estrutura elimina o grupo de produtos centralizado que atendia a diversos tipos de clientes, até agora comandado por Blake Irving, que deixará a companhia nas próximas semanas e não deve ser substituído.