UE investiga possível bloqueio a browsers no Windows 8
BRUXELAS, 18 Jul (Reuters) - Autoridades de defesa da competição na Europa estão investigando se a Microsoft está impedindo que fabricantes de computadores instalem programas de navegação da Web em máquinas equipadas com o sistema operacional Windows 8, após receberem reclamações de várias companhias.
A questão é parte de uma investigação aberta na terça-feira sobre o não cumprimento pela Microsoft de oferta aos usuários de possibilidade de escolha de browsers rivais. A empresa havia se comprometido com a obrigação três anos atrás, informou um porta-voz da Comissão Europeia.
Os reguladores europeus estão buscando avaliar também alegações de que a Microsoft não tem fornecido acesso completo a interfaces (APIs) para browser que não são padrão no Windows 8, disse o porta-voz Antoine Colombani nesta quarta-feira.
Ele afirmou que a investigação também vai focar acusações de que a Microsoft permite apenas que o Internet Explorer seja instalado em aparelhos que executem o Windows RT e possuem arquitetura de chips da ARM, como tablets.
Colombani não identificou quais empresas fizeram as alegações contra a Microsoft. A empresa de software não comentou o assunto.
O Windows 8 deverá ser lançado por volta de outubro. O Windows RT refere-se ao sistema operacional para tablets, segmento disputado também por gigantes como Apple e Google.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.