Topo

Microsoft lança seu próprio serviço de notícias com Windows 8

01/10/2012 16h03

SEATTLE, 1 Out (Reuters) - A Microsoft lançará seu próprio serviço de notícias como parte da reformulação de seu portal MSN quando for lançado o Windows 8 mais tarde neste mês.

A maior desenvolvedora de softwares do mundo está fazendo um "grande, multimilionário investimento" para criar uma "operação de mídia em escala decente", disse o gestor geral do MSN Product Management Group, Bob Visse.

A Microsoft vendeu sua participação de 50 por cento no site de notícias MSNBC.com em julho a seu parceiro de longa data NBCUniversal, cujo acionista majoritário é hoje a Comcast.

A redação da MSNBC no campus da Microsoft em Redmond, Washington, está sendo demolida enquanto o MSN monta uma nova equipe de notícias em seus escritórios em Bellevue.

O MSN terá como função principal agregar notícias de fontes como a Reuters, uma unidade da Thomson Reuters, a Associated Press e a NBC, mas também produzirá seu próprio conteúdo, disse Visse. Ele não disse quantos jornalistas serão contratados pelo site de notícias.

O principal site da Microsoft, que recebe cerca de 480 milhões de visitantes por mês em todo o mundo, é um dos maiores portais da internet, junto com Yahoo e AOL, e serve como um ponto de partida para outros serviços online da Microsoft como o serviço de e-mail Outlook e o serviço de chamadas online Skype.

O site está sendo radicalmente reformulado para o sistema Windows 8, desenvolvido tendo em vista dispositivos touch, e para o Internet Explorer 10, que será lançado em 26 de outubro. O novo design foi criado para atrair usuários de tablet e de computadores com telas sensíveis ao toque, que podem manipular ícones grandes ao longo da tela e tocar em itens que querem ler.

Pela primeira vez, o site terá uma aparência uniforme em todas as suas seções, de notícias e esportes a dinheiro e classificados.

A incursão da Microsoft em notícias reflete o crescente interesse da companhia em criar seu próprio conteúdo. No mês passado, a companhia contratou um ex-executivo da CBS para gerir um novo estúdio que desenvolve entretenimento original para o console Xbox.

(Reportagem de Bill Rigby)