Topo

Baidu: maior site chinês de buscas chega ao Brasil sem o principal produto

Baidu chega oficialmente ao Brasil sem o serviço de buscas, que não tem previsão de lançamento - Reprodução
Baidu chega oficialmente ao Brasil sem o serviço de buscas, que não tem previsão de lançamento Imagem: Reprodução

12/11/2013 14h27

O Baidu, maior site de buscas da China, anunciou nesta terça-feira (12) sua chegada ao Brasil, na primeira operação da companhia nas Américas, mas ainda sem disponibilizar seu sistema de pesquisa online no país.

Em apresentação a jornalistas em São Paulo, o gerente de marketing do Baidu no Brasil, Felipe Zmoginski, afirmou que o buscador em português já existe e está em fase de testes, acrescentando que, enquanto o lançamento não é feito, a companhia vê oportunidades para apresentar outros produtos.

Além de um portal de conteúdos e serviços, o Baidu oferece no país aplicativos móveis e softwares gratuitos, incluindo antivírus e navegador de internet. A empresa, por enquanto, tem operado no país pelo site hao123.com.br.

O diretor-geral da Baidu no país, Yan Di, afirmou que a companhia está trabalhando para oferecer um sistema de buscas inovador "em breve". Ele evitou cravar prazos.

Segundo o executivo, o Google domina 91% da buscas feitas em computadores no Brasil, ante percentual global de 70,5%. "Percebemos que há espaço para entrar nesse mercado."

Expansão
Yan Di afirmou ainda que as vendas de smartphones no país apoiarão a elevação do número de usuários de internet e que, até as Olimpíadas de 2016, a expectativa da empresa é que todos os brasileiros tenham celulares inteligentes.

Além disso, completou, os recursos movimentados em publicidade online no Brasil também deverão saltar para US$ 4,2 bilhões (cerca de R$ 9,77 bilhões) em 2016, ante US$ 2,1 bilhões (cerca de R$ 4,1 bilhões) em 2012.

O diretor internacional de marketing da companhia, Li Je, afirmou que o Baidu buscará efetivamente ganhar dinheiro com a operação brasileira em três a quatro anos, com a empresa aprofundado o conhecimento do mercado local nesse meio tempo. Ele não deu detalhes da previsão de faturamento.

A empresa afirma que a operação brasileira poderá servir de base para expansão pela América Latina. Fora da China, a Baidu está presente no Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes.