Reino Unido perde US$1,3 bi em impostos por fraudes e erros de vendedores de Amazon e eBay
LONDRES (Reuters) - Um relatório do órgão de auditoria do governo britânico disse que o Reino Unido está perdendo o equivalente a 1,28 bilhão de dólares por ano em impostos sobre valor agregado (VAT, na sigla em inglês) por conta de fraudes ou erros de vendedores dos sites de comércio eletrônico eBay e Amazon.
O Gabinete Nacional de Auditoria (NAO, na sigla em inglês) disse que os vendedores envolvidos frequentemente têm sede na China. O órgão regulador de consumidores, Tranding Standards, descobriu que Amazon e a eBay falharam em remover os vendedores que ignoram as leis da VAT, mesmo depois de informarem os usuários em desacordo com a regulamentação.
Todos os revendedores que fazem negócio com consumidores no Reino Unido devem recolher o VAT de 20 por cento do valor dos bens vendidos e pagar ao governo. Muitos países trabalham com modelos similares de cobrança da taxa.
O eBay disse que está comprometido em fazer isso acontecer em sua plataforma. "Continuamos trabalhando em conjunto com as autoridades britânicas de impostos para garantir que todos os vendedores em nossa plataforma estejam de acordo com a lei", declarou o eBay por email.
Novas regras para responsabilizar operadores de sites de comércio eletrônico por impostos não pagos por seus vendedores podem ajudar a atacar com o problema, afirmou a NAO.
O órgão de auditoria disse que eBay e Amazon apoiaram a medida, mas que a Amazon se opôs a outra regra que entrará em vigor no próximo ano, sob a qual os negócios devem fazer verificações em seus clientes no exterior.
(Por Tom Bergin)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.