Tesla desenvolve tecnologia autônoma para semi-caminhões e quer testá-los em Nevada
SAN FRANCISCO (Reuters) - A Tesla está desenvolvendo um semi-caminhão elétrico com bateria de longa duração com direção autônoma e que pode se deslocar em "pelotões" que seguem automaticamente o veículo principal.
A empresa está se aproximando de testar um protótipo, de acordo com uma conversa por email, a que a Reuters teve acesso, sobre uma potencial estrada de testes entre a montadora e o Departamento de Veículos Motorizados (DMV, na sigla em inglês) de Nevada.
Enquanto isso, autoridades da Califórnia estão se reunindo com a montadora nesta quarta-feira "para conversar sobre os esforços da Tesla em caminhões autônomos", disse a porta-voz do DMV californiano, Jessica Gonzalez.
A correspondência e a reunião mostraram que a Tesla está colocando a tecnologia autônoma em seus caminhões elétricos que disse que planeja apresentar em setembro e está caminhando para testes reais, potencialmente avançando em uma área comercial também visada pela Uber e pela Waymo, da Alphabet.
Depois de anunciar intenções de produzir um caminhão elétrico pesado no ano passado, Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, publicou em seu Twitter em abril que os semi-caminhões seriam apresentados em setembro e reafirmou o compromisso na reunião anual de acionistas da empresa em junho, mas nunca mencionou um autônomo.
Várias empresas do Vale do Silício que desenvolvem direção autônoma estão trabalhando em caminhões de longo alcance. Elas enxergam a indústria como um mercado inicial primário para a tecnologia.
(Por Marc Vartabedian)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.