Topo

Ações da empresa de streaming Roku disparam em estreia no mercado

28/09/2017 15h57

MILÃO (Reuters) - As ações da Roku, empresa de transmissão de vídeos apoiada pela Fox, chegaram a subir mais de 60 por cento na estreia no mercado acionário nesta quinta-feira, dando um impulso muito necessário ao mercado de IPOs dos Estados Unidos.

O mercado de oferta públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) dos Estados Unidos está tendo dificuldades para encerrar o ano em alta, embora já tenha arrecadado mais dinheiro do que em 2016.

A Snap, proprietária do aplicativo Snapchat, e a empresa de entrega de kits de comida Blue Apron Holdings, que abriram capital no primeiro semestre de 2017, estão sendo negociadas bem abaixo dos preços de emissão.

Pioneira em ajudar os consumidores a cortar os laços com as operadoras de cabo tradicionais, a Roku fez um dos primeiros dispositivos para oferecer conteúdo em streaming, como o Netflix, em aparelhos de televisão.

Mas o mercado tornou-se mais competitivo, com a Apple, o Google, da Alphabet, a Amazon.com Inc e outros oferecendo seus próprios dispositivos.

Para competir melhor, a Roku, com sede na Califórnia, abriu sua plataforma para mais aplicativos de TV do que seus pares, incluindo o Amazon Prime Video, Hulu e Google Play, garantindo o oferecimento de mais de 3 mil canais internacionalmente.

Nos primeiro semestre, a Roku tinha cerca de 15,1 milhões de contas ativas, com cerca de 6,74 bilhões de horas de conteúdo transmitido, disse a companhia em documento enviado ao órgão regulador dos EUA.

Esses números, contudo, não se traduziram ainda em lucratividade, com a empresa colocando recursos em marketing e em pesquisa e desenvolvimento.

No trimestre encerrado em 30 de junho, a empresa registrou prejuízo líquido de 15,5 milhões de dólares, maior do que a perda de 14,1 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

"Não gosto que eles estejam perdendo dinheiro, mas, se você esperar por uma empresa de tecnologia com fluxo de caixa positivo, talvez seja necessário aguardar a ocorrência de um novo eclipse solar", disse Brian Hamilton, presidente e fundador da empresa de dados Sageworks.

Os acionistas da Roku incluem Menlo Ventures, Fidelity e Twenty-First Century Fox, do Rupert Murdoch.

A preço do IPO foi fixado em 14 dólares por ação, no limite superior da faixa indicativa de 12 e 14 dólares, e a operação levantou 219,35 milhões de dólares. Nesta tarde, as ações eram negociadas a 21 dólares, em alta de mais de 50 por cento em relação ao preço da oferta.

(Por Aparajita Saxena)