UE considera impostos sobre lucros globais de companhias digitais
BRUXELAS (Reuters) - A União Européia está pedindo aos seus cidadãos que ajudem a decidir sobre um regime fiscal mais justo para as grandes corporações digitais, o que pode incluir um imposto sobre seus lucros globais.
Empresas como Amazon, Google e Facebook frequentemente têm sido acusadas de pagar poucos impostos dentro do bloco ao estabelecerem suas sedes regionais em países com baixa carga tributária, como Luxemburgo e Irlanda.
Executivos da Comissão Europeia disseram que farão em março propostas legislativas obrigatórias para uma taxação mais justa da economia digital.
A Comissão está buscando respostas, em uma consulta à população, para um "imposto unitário", que seria cobrado em uma parcela dos lucros globais das empresas digitais, dividido entre os países da UE em que operam - algo que nunca apareceu em documentos da UE antes.
Seria uma solução no longo prazo, assim como uma proposta de imposto usando o rating corporativo de países em que estão os clientes da empresa, em vez de onde elas estão sediadas.
Isso eliminaria o incentivo para que multinacionais estabeleçam suas sedes em países com baixa carga tributária.
(Por Francesco Guarascio)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.