Tencent ultrapassa Facebook em valor de mercado
Por Donny Kwok
HONG KONG(Reuters) - A Tencent Holdings Ltd registrou ganhos impressionantes esta semana, ao tornar-se a primeira empresa chinesa a ser avaliada em mais de 500 bilhões de dólares e ultrapassar o Facebook como a quinta empresa mais valiosa do mundo.
O lucro da empresa de rede social e jogos da China saltou com a popularidade de seus jogos para smartphones liderada por títulos como Honour of Kings - um jogo de fantasia que promove a interpretação de papéis, com tantos usuários ativos quanto a população da Alemanha.
Também impulsionando o seu resultado, o aplicativo WeChat, que realiza desde troca de mensagens até pagamentos, chegou a 980 milhões de usuários ativos mensais, com 38 bilhões de mensagens enviadas diariamente, enquanto o Tencent Video, seu equivalente ao YouTube, se tornou o serviço de transmissão com maior base de assinantes da China.
Esse sucesso ajudou as ações da Tencent a mais do que dobrarem de valor este ano, tornando-a a companhia mais valiosa da Ásia, avaliada em 522 bilhões de dólares na terça-feira, e ultrapassando com facilidade o aumento de 36 por cento do índice de referência Hang Seng Index.
Com isso, a empresa bateu o valor de mercado do Facebook na segunda-feira de 519 bilhões de dólares. Somente a Apple, com uma capitalização de mercado de cerca de 873 bilhões de dólares, seguida por Alphabet Inc, Microsoft Corp e Amazon valem mais.
Liderada pelo bilionário chinês Pony Ma, a Tencent reportou este mês um aumento maior que o esperado de 69 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre.
"O alto crescimento da Tencent, conforme demonstrado por seus resultados trimestrais, sustentou o rali da ação", disse o diretor de vendas da UOB Kay Hian, Steven Leung.
(Reportagem adicional por Patturaja Murugaboopathy e Vidya Ranganathan)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.