Topo

Fintech Creditas capta R$165 milhões em aporte liderado pelo fundo sueco Vostok

11/12/2017 14h42

SÃO PAULO (Reuters) - A Creditas, plataforma especializada em empréstimo com garantia, anunciou nesta segunda-feira que recebeu aporte de 165 milhões liderado pelo fundo de private equity sueco Vostok, no maior investimento de 2017 no setor na América Latina.

Criada em 2012, a Creditas oferece crédito tomando imóveis ou veículos como garantia. Em troca, cobra taxas de juros a partir de 1,15 por cento, inferiores inclusive às praticadas para o financiamento com desconto em folha de pagamento, o consignado, uma das mais baixas do mercado.

O saldo da carteira ativa da empresa terminou 2016 em 135 milhões de reais.

A companhia afirma, em comunicado, ter crescido sete vezes nos últimos 12 meses e pretende usar os recursos para dar suporte ao plano de expansão, com investimentos direcionados principalmente para tecnologia e expansão da base de clientes.

"Em 3 anos queremos crescer 30 vezes", disse à Reuters o fundador e presidente da Creditas, Sergio Furio. O executivo planeja tornar a companhia a maior de empréstimos com garantia na América Latina.

Além do Vostok, atuais investidores da Creditas, incluindo Kaszek Ventures, Quona Capital, QED Investors, IFC, (braço de participações do Banco Mundial) e a Naspers, também participaram do aporte.

O anúncio reforça a aproximação entre grandes investidores estrangeiros das fintechs no Brasil, segmento que tem crescido rapidamente ofertando crédito e serviços financeiros mais baratos num mercado de juros historicamente elevados.

Em outubro, o aplicativo de finanças pessoais GuiaBolso captou 125 milhões de reais, movimento liderado pelo mesmo Vostok, que é especializado em fintechs.

No começo do ano, a própria Creditas, ex-BankFacil, já havia captado 60 milhões de reais, operação liderada pelo IFC.

Em dezembro de 2016, a plataforma digital de cartões de crédito Nubank, captou 80 milhões de dólares em sua quinta rodada de investimentos, sob liderança do fundo especializado em empresas de internet DST Global.

(Por Aluísio Alves; Edição de Maria Pia Palermo)