Membro do BCE não vê riscos macroeconômicos com bitcoins
PARIS (Reuters) - As pessoas que investem em bitcoins estão arriscando seu dinheiro, mas não há riscos macroeconômicos mais amplos, disse o membro da Comissão Executiva do BCE, Benoit Coeure, nesta segunda-feira.
Os preços do bitcoin subiram em negociações voláteis neste mês, em antecipação ao lançamento nesta segunda-feira de contratos de futuros. Os que apoiam a moeda digital esperam que esses contratos resultem em maior legitimidade para os bitcoins.
Com o aumento dos preços, membros de bancos centrais e reguladores alertam que os investidores estão se arriscando em uma potencial bolha especulativa.
Coeure, o diretor do BCE responsável por suas operações de mercado, disse que os bancos têm pouca exposição aos bitcoins e que, no passado, eles foram os "vetores para a transmissão de riscos sistêmicos" ao sistema financeiro.
Portanto, os riscos estão limitados aos fundos especulativos e aos indivíduos que os compraram, "mas não são inerentes a um risco macroeconômico", disse Coeure na apresentação de um livro econômico com o qual ele contribuiu.
Os futuros do bitcoin reduziram a alta de quase 22 por cento e avançavam 13 por cento nesta segunda-feira, na aguardada estreia no mercado futuro dos Estados Unidos.
(Por Yves Clarisse)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.