Chinesa Tencent e JD.com investem US$863 mi em varejista online Vipshop
Por Cate Cadell
PEQUIM (Reuters) - A gigante chinesa de internet Tencent Holdings disse nesta segunda-feira que vai liderar um investimento de 863 milhões de dólares na plataforma de vestuário Vipshop Holdings, acentuando a disputa com a varejista Alibaba GroupHolding.
A Tencent desembolsará 604 milhões de dólares em troca de uma participação de 7 por cento na Vipshop, enquanto o grupo de comércio eletrônico JD.com investirá 259 milhões de dólares em 5,5 por cento, elevando sua anteriormente não revelada fatia de quase 2,5 por cento, disseram as duas empresas em comunicado.
O acordo estende a investida recente da Tencent no segmento de varejo de decoração da Alibaba, onde a empresa espera aproveitar o serviço de mensagens WeChat e o sistema de pagamento online para elevar a demanda por compras.
O presidente da Tencent, Martin Lau, disse que a parceria traria à Vipshop as "audiências, soluções de marketing e suporte de pagamento" da Tencent em um cenário de crescente classe média na China. O WeChat da Tencent tem quase 1 bilhão de usuários.
A iminente batalha no varejo reflete uma disputa mais ampla e de longa duração entre a Tencent e a Alibaba, que fizeram investimentos em áreas tão diversas quanto aplicativos de compartilhamento de bicicletas, entrega de comida e jogos.
"Agora no mercado chinês temos duas potências de internet", disse Weiwen Han, sócio-gestor na Bain & Company. "Investimentos cairão no campo da Alibaba ou Tencent."
Ele acrescentou, contudo, que esses acordos eram difíceis de se tornar investidas bem sucedidas. "Ainda precisamos ver como eles serão integrados de modo bem sucedido e se esses serão ou não investimentos efetivos."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.