Venda de carros elétricos e híbridos na Noruega supera 50% do total em 2017
Por Camilla Knudsen e Alister Doyle
OSLO (Reuters) - Carros elétricos e híbridos responderam por mais da metade do total de automóveis novos vendidos na Noruega em 2017, um recorde apoiado por generosos subsídios que ampliaram a liderança do país nórdico na troca dos motores de combustíveis fósseis, mostraram dados nesta quarta-feira.
Os carros elétricos puros e os híbridos, que possuem energia de bateria e um motor diesel ou a gasolina, representaram 52 por cento de todas as vendas de carros novos em 2017 na Noruega, ante 40 por cento em 2016, informou a independente Federação Norueguesa de Estradas (OFV).
"Ninguém mais está próximo" em termos de participação nacional de carros elétricos, disse o chefe da OFV, Oyvind Solberg Thorsen. "Pela primeira vez, temos uma participação de combustíveis fósseis no mercado inferior a 50 por cento".
A Noruega isenta novos carros elétricos de muitos impostos e pedágios rodoviários e os proprietários geralmente podem recarregar as baterias e estacionar gratuitamente. O país também gera quase toda a sua eletricidade a partir da energia hidrelétrica, de modo que a mudança ajuda a reduzir a poluição do ar e a conter as mudanças climáticas.
No ano passado, a Agência Internacional de Energia (IEA) informou que a Noruega estava muito à frente de outras nações, como Holanda, Suécia, China, França e Grã-Bretanha em vendas de carros elétricos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.