Twitter registra primeiro lucro líquido e ações sobem 15%
Por David Ingram e Pushkala Aripaka
Feb 8 (Reuters) - O Twitter Inc divulgou na quinta-feira seu primeiro lucro líquido trimestral e superou as estimativas de Wall Street, com o aumento das vendas de anúncios em vídeo, mas o número de pessoas que usam a rede social ficou aquém das expectativas, por conta da repressão às contas falsas.
As ações do serviço de microblog subiram cerca de 15 por cento antes da abertura do mercado nos Estados Unidos.
A incapacidade prévia do Twitter de gerar lucro confundiu os investidores, dada a presença onipresente da empresa na mídia e popularidade entre celebridades, atletas e políticos, como o presidente dos EUA, Donald Trump.
O Twitter, em outubro, indicou que seria possível gerar lucro com o corte de despesas. O lucro e a receita ajustados do quarto trimestre atingiram os objetivos dos analistas.
A empresa disse que espera "ser GAAP rentável para o ano completo de 2018", em referência aos princípios contábeis comumente aceitos.
Contudo, o número de usuários no trimestre ficou aquém do esperado por Wall Street. O Twitter divulgou 330 milhões de usuários ativos mensais no trimestre, um aumento de 4 por cento em relação ao ano anterior, mas estável na comparação com terceiro trimestre.
Os analistas em média esperavam 332,5 milhões de usuários ativos mensais, de acordo com a empresa financeira e de dados da FactSet.
A contagem dos usuários é observada de perto pelos investidores como um sinal do futuro potencial de vendas de anúncios.
O Twitter, com sede em San Francisco, disse que o uso foi prejudicado pela fraqueza sazonal e uma mudança que a Apple Inc fez no seu navegador Safari, que reduziu a conta dos usuários em 2 milhões. O Twitter havia alertado os investidores sobre os dois fatores em outubro.
O Twitter também disse em uma carta a acionistas que intensificou os esforços para reduzir spams, contas automatizadas conhecidas como "bots" e contas falsas.
Os usuários ativos mensais no mercado dos EUA, onde o Twitter gera a maior parte de sua receita, caiu para 68 milhões de 69 milhões no terceiro trimestre.
O Twitter registrou lucro líquido de 91,1 milhões de dólares, ou 0,12 dólar por ação, no quarto trimestre, ante um prejuízo de 167,1 milhões de dólares, ou 0,23 dólar por ação, no mesmo período de 2016.
O lucro ajustado foi de 0,19 dólar por ação, superando as expectativas dos analistas de 0,14 dólar por ação, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.
A receita aumentou 2 por cento em relação ao ano anterior para 731,6 milhões de dólares, o primeiro aumento desde o quarto trimestre de 2016, superando a estimativa de Wall Street de 686,1 milhões de dólares, de acordo com a Thomson Reuters I/B/ E/S.
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