Mulher morre no Arizona após ser atingida por carro do Uber com direção autônoma
Por Sydney Maki e Alexandria Sage
SAN FRANCISCO (Reuters) - Um veículo de direção autônoma do Uber atropelou e matou uma mulher que estava atravessando a rua no Estado norte-americano do Arizona, informou a polícia nesta segunda-feira, na primeira fatalidade causada por um veículo autônomo e um potencial golpe na tecnologia que deve transformar o transporte.
A companhia de transporte disse que estava suspendendo os testes de seus veículos autônomos na América do Norte, que estão acontecendo atualmente em Arizona, Pittsburgh e Toronto.
Essa foi a primeira morte causada por um carro com direção autônoma, que ainda está sendo testado em todo o mundo em uma corrida de alto nível das montadoras globais e empresas de tecnologia que esperam que veículos autônomos transformem o transporte e o negócio de serviços de transporte compartilhado.
Os chamados carros-robôs, quando estiverem inteiramente desenvolvidos por companhias como Uber, Alphabet e General Motors, deverão reduzir drasticamente as vítimas provocadas por veículos a motor e criar negócios bilionários.
Mas o acidente desta segunda-feira ressalta os possíveis desafios à frente para a promissora tecnologia, uma vez que os carros enfrentam situações do mundo real.
No momento do acidente, que aconteceu na madrugada de domingo para segunda-feira, o carro estava a uma velocidade de 65 km/h no modo autônomo com um operador atrás do volante, disse a polícia de Tempe.
"O veículo seguia para o norte... quando uma mulher fora da faixa cruzou do oeste para o leste, quando foi atingida pelo veículo do Uber", disse a polícia em um comunicado.
A polícia identificou a vítima como Elaine Herzberg, de 49 anos, que estava atravessando numa bicicleta. Herzberg morreu no hospital devido à gravidade de seus ferimentos, disse a polícia.
Imagens de televisão feitas no local mostraram uma bicicleta amassada e um Volvo XC90 SUV com a frente quebrada.
A Volvo confirmou que o veículo era um Volvo XC90, mas disse que o software que controlava o SUV não era próprio.
Órgãos federais reguladores de segurança estavam enviando equipes para investigar o acidente. O Ministério de Transportes do Canadá em Ontario, onde o Uber está conduzindo testes, também disse que estava analisando o acidente.
Na sexta-feira, a unidade autônoma da Alphabet, a Waymo, e o Uber pediram ao Congresso para aprovar uma legislação abrangente para acelerar a introdução de carros de direção autônoma nos Estados Unidos. Alguns parlamentares democratas bloquearam a legislação por questão de segurança e o acidente desta segunda-feira pode dificultar a rápida aprovação da lei, disseram assessores de parlamentares.
O acidente "provavelmente será negativo para todos os fabricantes de automóveis e fornecedores com aspirações de direção autônoma", escreveu Glenn Chin, analista do Buckingham Research Group, em uma nota.
O Arizona abriu espaço para empresas que testam veículos autônomos como meio de crescimento econômico e de empregos.
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