Parcerias do Walmart com Uber e Lyft para entrega de mercadorias acabam
Por Nandita Bose e Heather Somerville
(Reuters) - As parcerias de entrega de supermercado online do Walmart com Uber e Lyft acabaram, segundo duas fontes, num revés para as ambições do varejista de desafiar a Amazon.com com entregas rápidas de mantimentos em residências.
O fim das parcerias do Walmart, que não foi divulgado antes e que foi confirmado pelo Walmart e pelo Uber, reduz a visão estabelecida das empresas de transporte por aplicativo: um serviço que pode entregar eficientemente qualquer coisa, com um toque num aplicativo de smartphone.
"É incrivelmente difícil entregar pessoas e pacotes juntos", disse uma fonte de uma empresa de entregas que trabalha com o Walmart e tem conhecimento direto do assunto. "São dois modelos de negócios completamente diferentes."
A decisão marca o fim abrupto de um relacionamento comercial que Walmart e Uber anunciaram com muito alarde há menos de dois anos. Na reunião de acionistas do Walmart em junho de 2016, o presidente-executivo Doug McMillon elogiou os investimentos da empresa em tecnologia e falou sobre as parcerias na frente de uma multidão de 14 mil funcionários, que o aplaudiram.
Logo depois, o serviço de entrega de mantimentos do Uber foi lançado e expandido para quatro mercados. Antes do Uber encerrar o acordo em março, o Walmart disse que o Uber seria parceira para entregar mantimentos em mais de 40 por cento do país.
"Havia claramente alguma falta de comunicação lá", disse uma das fontes com conhecimento sobre o fim das parcerias.
A porta-voz do Walmart, Molly Blakeman, confirmou o fim dos laços quando questionada pela Reuters, mas não detalhou as razões por trás da decisão. Ela disse que o Walmart usará outros prestadores de serviços de entrega nos quatro mercados em que já havia usado o Uber.
"Os clientes não devem notar nenhuma diferença quando a transição ocorrer", disse Blakeman, adicionando que a parceria com a Lyft nunca foi além de testes iniciais.
Blakeman disse que o fim das parcerias não afetará os planos do Walmart de escalar a entrega de produtos, já que eles não estão vinculados a nenhum provedor.
A Uber informou ao Walmart em março que cessaria as operações de entrega em 30 de junho, disse a porta-voz do Uber, Ellen Cohn, à Reuters. O varejista era o maior parceiro da Uber para o serviço "Rush", de entrega de mantimentos, roupas, flores e outros produtos.
(Por Nandita Bose em Nova York e Heather Somerville)
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