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Tamanho do Facebook não é barreira para negócios em novas áreas, diz executiva

30/05/2018 12h31

Por David Ingram

RANCHO PALOS VERDES, Califórnia (Reuters) - O Facebook, maior rede de mídia social do mundo, acredita que poderia adquirir outras grandes empresas sem entrar em conflito com as autoridades antitruste, se optar por ingressar em um novo mercado, afirmou a vice-presidente de Operações Sheryl Sandberg na terça-feira.

Sandberg foi questionada no palco da Code Conference se o Facebook, por causa de seu tamanho, seria autorizado no futuro a comprar empresas, já que possui empresas como a de realidade virtual Oculus e de serviço de mensagens, WhatsApp.

"Isso realmente depende do que for. Se for em algo que não seja central para o que estamos fazendo e se for uma nova área, como Oculus foi, eu acho que provavelmente seria permitido", disse Sandberg.

Ela não deu nenhuma indicação de que um acordo estava próximo.

O Facebook, uma das maiores corporações por valor de mercado, em parte cresceu por meio de aquisições. Em 2014, a empresa comprou o WhatsApp por 22 bilhões de dólares e a Oculus por 3 bilhões de dólares, mas desde então não fez uma compra semelhante. O Facebook também comprou o Instagram por 1 bilhão de dólares em 2012.

Os reguladores da União Europeia expressaram preocupação sobre o Facebook e WhatsApp começarem a compartilhar os números de telefone dos usuários e outros dados.

Sandberg disse que compartilhar dados entre os dois serviços tem benefícios, como pegar pessoas que exploram crianças, e que o Facebook não deve ser desmembrado.

"Se você está fazendo conteúdo de exploração infantil, o WhatsApp é criptografado, mas sabemos quem você é do Facebook. Também podemos derrubar sua conta no WhatsApp", disse ela.

(Por David Ingram)