Topo

ProSieben e Discovery fazem parceria para plataforma de streaming na Alemanha

25/06/2018 14h38

MUNIQUE/FRANKFURT (Reuters) - A ProSiebenSat.1 Media e a Discovery planejam juntar forças para montar uma plataforma de streaming de vídeos alemã para desfiar gigantes norte-americanas como o Netflix, a Amazon Prime e o YouTube.

A parceria se basearia na já existente aliança 7TV, formada no ano passado, e adicionaria a oferta de vídeo sob demanda Mexdome, da ProSieben, e o Player Eurosport, da Discovery, de acordo com as empresas.

O acordo marca a primeira movimentação estratégica do novo presidente-executivo da ProSieben, Max Conze, que assumiu o comando em 1º de junho após o antecessor ter sido prejudicado por fracas receitas de publicidade nos principais canais abertos da emissora alemã.

"É nossa clara visão construir uma plataforma central para TV e conteúdo de vídeo na Alemanha com o melhor conteúdo ao vivo e sob demanda", disse Conze à Reuters em entrevista por escrito.

Ele afirmou que a plataforma pode alcançar 10 milhões de usuários cerca de dois anos após o lançamento na primeira metade de 2019, oferecendo serviço de publicidade de baixo custo, bem como níveis premium com acesso a filmes e esportes exclusivos.

Ainda assim, atingir escala deve se mostrar um desafio: a Amazon tem uma fatia de 26,8 por cento no mercado de vídeos pagos sob demanda na Alemanha, enquanto o Netflix tem de 22,4 por cento e a Maxdome, só 4,3 por cento, segundo números da Goldmedia Custom Research.

Os dados medem o acesso do usuário, e não os números de assinaturas. Normalmente, três pessoas compartilham uma única conta do Netflix, conforme a Goldmedia.

A concorrência também se intensifica na transmissão de eventos esportivos, após o grupo britânico de mídia Perform fechar acordo neste mês para os direitos de exibição da Série A do futebol italiano por cerca de 600 milhões de euros.

(Por Joern Poltz e Douglas Busvine)