"Pai da internet" diz que gigantes de tec talvez precisem ser desmembradas
Gigantes de tecnologia do Vale do Silício, como Facebook e Google, cresceram tanto que talvez precisem ser desmembradas, a menos que os concorrentes ou mudanças no mercado reduzam sua influência, disse à Reuters,Tim Berners-Lee, o inventor do mundo online.
A revolução digital gerou um punhado de empresas de tecnologia baseadas nos EUA desde os anos 90, que agora têm um poder financeiro e cultural combinado maior que a maioria dos Estados soberanos.
VEJA TAMBÉM
- Usuários estão preferindo WhatsApp e Stories ao Facebook, admite Zuckerberg
- Mixaria: Facebook é multado em só US$ 641 mil por escândalo da Cambridge
- Google muda Android e cobra por apps após multa recorde na Europa
Tim Berners-Lee, o cientista britânico de computação que inventou a internet como a conhecemos hoje em 1989, disse estar desapontado com a situação atual, após escândalos sobre o abuso de dados pessoais e o uso de mídias sociais para espalhar ódio.
"O que acontece naturalmente é que você acaba com uma empresa dominando o campo, então, através da história, não há alternativa para realmente entrar e quebrar as coisas", disse Berners-Lee em entrevista. "Há um perigo de concentração."
Mas ele também pediu cautela, dizendo que a velocidade da inovação tanto em tecnologia quanto em preferências poderia acabar reduzindo algumas das maiores empresas de tecnologia.
"Antes de desmembrá-las, deveríamos ver não apenas se elas não são perturbadas por um pequeno concorrente que os derrota fora do mercado, mas pela mudança de mercado, pelo interesse em outro lugar", disse Berners-Lee.
Juntas Apple, Microsoft, Amazon, Google e Facebook têm um valor de mercado combinado de 3,7 trilhões de dólares, igual ao produto interno bruto de 2017 da Alemanha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.