Como os EUA querem acabar com ligações telefônicas de robôs
O presidente da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês), Ajit Pai, exigiu que empresas de telefonia lancem um sistema até 2019 para combater os bilhões de "ligações telefônicas de robôs" e outras chamadas incômodas recebidas mensalmente pelos consumidores norte-americanos.
Ele fez o pedido em mensagem enviada na segunda-feira (5) diretamente aos presidentes-executivos de importantes prestadoras de serviços telefônicos e outras empresas.
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Em maio, Pai lançou o desafio: acabar com o uso de números falsos em telefones. Deu às empresas duas opções:
- que adotassem um "sistema de autenticação de ligações" desenvolvido pela indústria;
- ou criassem um padrão para a assinatura criptográfica de chamadas telefônicas.
Ao que parece, não funcionou. Tanto é que, agora, Pai exige que as empresas respondam até dia 19 de novembro sobre o status desses esforços.
As cartas do presidente da FCC foram enviadas a 13 empresas, como:
- AT&T;
- Verizon Communications;
- T-Mobile;
- Alphabet (dona do Google);
- Sprint
- Comcast.
Nas correspondências, Pai levantou preocupações com os esforços de algumas empresas, como a Sprint, que "ainda não têm planos concretos para implementar uma estrutura robusta de autenticação de chamadas".
A FCC tomou uma série de ações para tentar impedir chamadas automáticas ou pré-gravadas que os reguladores rotularam de "praga". A YouMail, uma empresa que bloqueia e rastreia as chamadas, estimou que houve 5,1 bilhões de chamadas indesejadas no mês passado, acima dos 3,4 bilhões em abril.
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Precisamos que a autenticação de chamadas se torne uma realidade -- é a melhor maneira de garantir que os consumidores possam atender seus telefones com confiança. A essa altura, no próximo ano, espero que os consumidores comecem a ver isso em seus aparelhos
Ajit Pai
Ele acrescentou ainda que a FCC tomará medidas para garantir que isso aconteça.
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