Trump ameaça França com ação substancial após taxa sobre empresas de internet
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que vai atingir a França em breve com uma "ação substancial recíproca" após Paris anunciar a criação de um imposto que taxa empresas de tecnologia, incluindo gigantes norte-americanas.
"Se alguém foi taxá-las, deveria ser o país delas, os Estados Unidos. Vamos anunciar uma ação substancial recíproca sobre a loucura de Macron", escreveu Trump no Twitter, referindo-se ao presidente francês, Emmanuel Macron. "Eu sempre disse que o vinho americano é melhor que o francês!"
Na semana passada, Trump falou com Macron para manifestar preocupações sobre a proposta de criação de imposto sobre serviços digitais, afirmou a Casa Branca.
O porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, afirmou que os EUA "estão extremamente decepcionados com a decisão da França de impor um imposto sobre serviços digitais às custas de companhias e trabalhadores norte-americanos. A ação unilateral da França parece ser direcionada a empresas tecnologia dos EUA inovadoras que fornecem serviços a distintos setores da economia."
O imposto francês será aplicado retroativamente, a partir do início deste ano. O departamento de Comércio dos EUA questiona a legalidade do tributo.
Há duas semanas, o Senado francês aprovou uma taxa de 3% que será aplicada sobre a receita de serviços digitais vendidos na França por empresas que tenham mais de 25 milhões de euros em receita no país e 750 milhões de euros no mundo.
Outros países da União Europeia, incluindo Áustria, Inglaterra, Espanha e Itália também anunciaram planos para seus próprios impostos sobre o setor digital.
Os países afirmam que a cobrança é necessária porque grandes multinacionais de internet como Facebook e Amazon registram resultados em países com reduzida carga tributária como Irlanda, não importando a origem da receita.
(Por Tim Ahmann, Steve Holland e David Shepardson)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.