Moeda digital do Facebook pode funcionar sob regras atuais, diz regulador
Por Huw Jones
LONDRES (Reuters) - Regras atuais podem ser aplicadas a iniciativas de criação de "stablecoins" como a libra, do Facebook, afirmou o órgão regulador Iosco nesta segunda-feira, enquanto autoridades globais avaliam se novas legislações são necessárias.
O Iosco, formado por reguladores de várias partes do mundo, incluindo Estados Unidos, Europa e Japão, afirmou que uma avaliação de stablecoins determinou que elas podem oferecer benefícios, mas também riscos.
Uma stablecoin é uma moeda digital vinculada a um ativo ou cesta de ativos estáveis. Estes ativos podem variar de moedas físicas a commodities. A libra será vinculada a depósitos bancários e títulos de governo em moedas como dólar e euro.
"Nossa análise mostra que as chamadas 'stablecoins' podem incluir recursos que são típicos de ativos regulados", disse o presidente da Iosco, Ashley Alder.
O tom da Iosco é mais suave que comentários de formuladores de política monetária na Europa, que querem o bloqueio da libra. O Facebook marcou o lançamento da moeda digital para 2020.
"É importante que aqueles que querem lançar stablecoins, particularmente os que propõem moedas com escala global, entrem em contato de maneira aberta e construtiva com todos os órgãos reguladores onde busquem operar", disse Alder.
(Por Huw Jones)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.