Rival do Google a caminho? Chinesas se unem para enfrentar a Play Store
Xiaomi, Huawei, Oppo e Vivo estão se unindo para criar uma plataforma para desenvolvedores fora da China colocarem aplicativos nas lojas das quatro de uma vez só. Analistas dizem que a medida tem objetivo de desafiar o domínio da Play Store, do Google.
As quatro empresas estão eliminando as falhas no que é conhecido como Global Developer Service Alliance (GDSA). A plataforma facilita com que desenvolvedores de jogos e de outros aplicativos consigam vender seus apps em mercados estrangeiros, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto.
A ideia inicial era que a GDSA fosse lançada em março. Não se sabe ainda se a chegada da concorrente da Play Store será afetada pelo recente surto de coronavírus.
Um site protótipo diz que a plataforma cobrirá inicialmente nove "regiões", incluindo Índia, Indonésia e Rússia. As quatro empresas se recusaram a comentar o assunto.
A Katie Williams, analista da Sensor Tower, informa que o Google, cujos serviços são proibidos na China, faturou cerca de US$ 8,8 bilhões em todo o mundo com a Play Store em 2019. O Google também vende conteúdo como filmes, livros e aplicativos na loja e cobra uma comissão de 30%.
O Google não respondeu a um pedido de comentário.
Ao formar essa aliança, cada empresa vai procurar aproveitar as vantagens das outras em diferentes regiões, como a forte base de usuários da Xiaomi na Índia, da Vivo e da Oppo no sudeste da Ásia e da Huawei na Europa
Nicole Peng, vice-presidente de dispositivos móveis da Canalys
Juntas, as quatro empresas representaram 40,1% das vendas mundiais de dispositivos móveis no quarto trimestre de 2019, segundo a consultoria IDC.
Embora Oppo, Vivo e Xiaomi tenham acesso total aos serviços do Google nos mercados internacionais, a Huawei perdeu o acesso a novos dispositivos no ano passado, após os Estados Unidos proibirem fornecedores norte-americanos de vender bens e serviços para a empresa, citando preocupações com a segurança nacional.
A GDSA pode atrair alguns desenvolvedores de aplicativos ao fornecer mais exposição do que na abarrotada Play Store. Segundo analistas, a nova plataforma pode ainda oferecer melhores incentivos monetários. Gerenciar a aliança pode ser um desafio, disse Peng.
A execução é difícil, pois é difícil dizer qual empresa está ganhando mais peso e investindo mais nela. Não vimos o modelo de aliança funcionar bem no passado
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.