Novas propostas de lei na UE querem abrir caixa preta dos algoritmos de tec
As gigantes de tecnologia terão que explicar como seus algoritmos funcionam sob as novas regras propostas pela União Europeia e também abrir seus arquivos de anúncios para reguladores e pesquisadores, disse a comissária digital e antitruste da Europa nesta sexta-feira.
A medida provavelmente impactará gigantes online dos EUA, como a Alphabet, dona do Google, Amazon, Apple e Facebook, com suas enormes bases de dados e lucrativos negócios de publicidade online.
Os algoritmos de publicidade ajudam as empresas a direcionar os anúncios aos usuários que os anunciantes desejam alcançar.
A comissária europeia para a concorrência, Margrethe Vestager, disse que o objetivo é esclarecer como esses algoritmos funcionam e garantir que as empresas sejam responsabilizadas por suas decisões.
"E as maiores plataformas teriam que fornecer mais informações sobre a forma como seus algoritmos funcionam, quando os reguladores solicitarem", disse ela em evento organizado pela agência de pesquisa AlgorithmWatch e pelo European Policy Center.
As empresas também terão que dar aos reguladores e pesquisadores acesso aos dados que possuem - incluindo arquivos de anúncios", disse Vestager.
Ela vai anunciar dois projetos de regras conhecidos como Digital Services Act e Digital Markets Act em 2 de dezembro, evidenciando a determinação da UE em controlar as gigantes da tecnologia e forçá-las a serem mais justas.
A nova legislação precisará da contribuição e aprovação dos países da UE e do Parlamento Europeu antes de entrar em vigor, um processo que pode levar mais de um ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.