Sonda chinesa pousa com sucesso na Lua para recolher material lunar
A China aterrissou com sucesso uma espaçonave na superfície lunar, nesta terça-feira, em uma missão histórica para recolher amostras da superfície lunar, informou a mídia estatal chinesa.
A sonda Chang'e-5 foi lançada em 24 de novembro. A missão não tripulada, em homenagem à mítica deusa chinesa da Lua, visa coletar material lunar para ajudar os cientistas a saber mais sobre as origens da Lua.
A missão tentará coletar 2 kg de amostras em uma área anteriormente não visitada em uma planície de lava conhecida como Oceanus Procellarum, ou "Oceano de Tempestades".
Se a missão for concluída conforme o planejado, a China será a terceira nação a ter extraído amostras lunares, depois dos Estados Unidos e da União Soviética.
O veículo que pousou na superfície da Lua foi uma das várias espaçonaves implantadas pela sonda Chang'e-5.
Ao aterrissar, o veículo deve perfurar o solo com um braço robótico e, em seguida, transferir as amostras de solo e rocha para um veículo ascensor que decolará e atracará a um módulo orbital.
A emissora estatal CCTV disse que a coleta de amostras na superfície lunar começará nos próximos dois dias. As amostras serão transferidas para uma cápsula de retorno para a viagem de volta à Terra, pousando na região da Mongólia Interior.
A China fez seu primeiro pouso lunar em 2013. Em janeiro do ano passado, a sonda Chang'e-4 pousou no outro lado da Lua, a primeira sonda espacial de qualquer país a fazer isso.
*Reportagem adicional de Twinnie Siu e Tom Daly
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.