Relator, Gilmar Mendes vota contra ação da PGR que pode encarecer custo do 5G no Brasil
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira contra a ação movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que pede o fim do direito à gratuidade de passagem em vias públicas da infraestrutura do serviço de telefonia no país e que, se aceita pelo tribunal, poderá encarecer o custo de implementação da tecnologia 5G no Brasil.
A discussão no STF refere-se a um trecho da Lei Geral de Antenas, em vigor há mais de cinco anos e que o procurador-geral da República, Augusto Aras, questionou no STF em julho do ano passado.
Mendes, relator da ação, argumentou em seu voto que a norma questionada pela PGR é adequada, razoável e proporcional. Ele disse que a legislação federal poderia sim impedir a cobrança pelo uso dessa infraestrutura com o objetivo de garantir a universalização e a prestação eficiente dos serviços de telecomunicações.
"Não antevejo qualquer violação constitucional ao direito de propriedade", disse ele.
Ao final do voto do relator, o presidente do STF, Luiz Fux, anunciou que o julgamento será retomado em plenário na quinta-feira com os votos dos demais ministros da Corte.
O governo federal tentará realizar o leilão do 5G ainda neste semestre após atrasos no calendário em meio a uma série de embates de autoridades brasileiras -- inclusive o presidente Jair Bolsonaro -- com a provável participação da fornecedora de equipamentos chinesa Huawei.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.