Facebook não vai notificar usuários por vazamento de dados de mais de 500 milhões
O Facebook não vai notificar mais de meio bilhão de usuários que tiveram vazadas suas informações pessoais na rede social antes de 2019, afirmou um porta-voz da companhia nesta quarta-feira.
O site "Business Insider" publicou na semana passada que números de telefone e outros detalhes de usuários da rede social foram incluídos por terceiros num banco de dados disponibilizado na internet.
A rede social afirmou na terça-feira (6) que "agentes maliciosos" tiveram acesso aos dados anteriores a setembro de 2019 ao explorarem uma vulnerabilidade na ferramenta de sincronização de contatos da plataforma.
O porta-voz do Facebook afirmou que a companhia não tem certeza de ter total visibilidade sobre quais usuários poderiam ser notificados do vazamento de dados. Ele afirmou que a empresa também leva em consideração que os usuários não podem resolver o problema e que os dados foram disponibilizados de forma pública. A empresa também afirmou que resolveu a vulnerabilidade depois de identificar o problema na ocasião.
As informações vazadas não incluem dados financeiros, de saúde ou senhas, afirmou o Facebook. Entretanto, os dados coletados podem ser úteis nas mãos de hackers.
Estão incluídos no vazamento detalhes como:
- Facebook ID (código que identifica cada uma das pessoas da rede social);
- Data de criação da conta no Facebook;
- Status de relacionamento;
- Número de telefone;
- Nome completo;
- Localização;
- Data de Nascimento;
- Informações da bio;
- Endereços de e-mail (em alguns casos).
Estas informações poderiam ainda ser usadas em golpes de engenharia social - sabendo nome e telefone, por exemplo, um cibercriminoso poderia tentar obter informações bancárias de vítimas. Ou simplesmente usar estes dados para campanhas de marketing - vítimas poderiam ser alvo de encheção de paciência com ligações ou mensagens não solicitadas. Se você quiser ter mais informações do que fazer quando tiver informações vazadas, temos um guia que explica como proceder.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.