TSMC anuncia fábrica de chips no Japão, terá capacidade limitada de produção em 2022
Por Yimou Lee e Ben Blanchard
TAIPÉ (Reuters) - A gigante de chips de Taiwan TSMC anunciou nesta quinta-feira planos de construir uma fábrica no Japão para atender a demanda, enquanto a escassez de suprimentos deve limitar a produção em 2022.
Fornecedora da Apple, a TSMC disse que sua fábrica japonesa atenderá um segmento que enfrenta grave escassez devido à forte demanda de montadoras e empresas de tecnologia. A produção da fábrica só deve começar no fim de 2024.
"A TSMC está trabalhando em estreita colaboração com nossos clientes para planejar nossa capacidade e investimento em tecnologias especializadas e de ponta para atender a demanda", disse o presidente executivo, C. C. Wei, após a empresa divulgar lucros acima do esperado no terceiro trimestre.
A TSMC divulgou um lucro líquido de 5,56 bilhões de dólares de julho a setembro, acima da estimativa média de 22 analistas consultados pela Refinitiv. O lucro no trimestre foi 13,8% maior do que o do mesmo período no ano passado.
Wei disse que a capacidade da TSMC seguirá "apertada" até 2022, acrescentando que o preço do chip "seguirá estratégico, não oportunista, para refletir nossa criação de valor".
A empresa elevou a projeção de aumento de receita para 2021 para cerca de 24%, ante previsão anterior de mais de 20%, citando "megatendência da indústria" de forte demanda por chips.
A receita da TSMC para o trimestre subiu 22,6% para 14,88 bilhões de dólares, em linha com a faixa estimada anteriormente de 14,6 a 14,9 bilhões de dólares pela empresa.
Para o quarto trimestre, a TSMC prevê receita de 15,4 a 15,7 bilhões de dólares, em comparação com 12,68 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior.
(Por Yimou Lee e Ben Blanchard)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.