Apple processa produtora israelense de software de espionagem NSO
Por Stephen Nellis
(Reuters) - A Apple anunciou nesta terça-feira que abriu processo contra a empresa israelense de software de espionagem NSO Group e sua controladora OSY Technologies sob a acusação de monitoramento ilegal de usuários de produtos da companhia norte-americana.
A Apple afirmou que também está buscando impedir que a NSO utilize qualquer software, serviço ou aparelho da companhia norte-americana para evitar novos casos de abuso.
A Apple é a mais recente em uma série de empresas e governos a acionar a NSO, a produtora da ferramenta de invasão de sistemas "Pegasus" que grupos de defesa dos direitos humanos afirmam que foi usada contra ativistas e jornalistas. Mais cedo neste mês, autoridades dos EUA colocaram a companhia em uma lista negra de comércio. A NSO também enfrenta outras ações ou é criticada por Microsoft, Facebook, Alphabet e Cisco Systems.
A NSO é acusada de driblar a segurança de produtos destas companhias e vender a governos estas técnicas na forma de ferramentas de invasão de sistemas eletrônicos.
A NSO não comentou o assunto, mas afirmou anteriormente que apenas vende seus produtos para autoridades e agências de espionagem e que toma medidas para evitar abusos.
No processo, a Apple afirma que as ferramentas da NSO foram usadas em "esforços coordenados em 2021 para mirar e atacar clientes" da companhia e que "cidadãos norte-americanos têm sido espionados pelo spyware da NSO".
A Apple afirma que a NSO criou mais de 100 contas de usuários falsas da companhia para promover os ataques.
A companhia norte-americana afirmou que até agora não viu evidência de que os produtos da NSO foram usados contra aparelhos da Apple que usam o sistema operacional iOS 15, a versão mais recente da plataforma para dispositivos móveis da companhia.
(Reportagem de Eva Mathews em Bengaluru, Stephen Nellis em San Francisco, Chris Bing em Washington e Steven Scheer em Tel Aviv)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.