AT&T e Verizon vão limitar implantação de 5G nos EUA por causa de aviação
Por David Shepardson
WASHINGTON (Reuters) - A AT&T anunciou nesta terça-feira que vai adiar temporariamente a ativação de algumas torres de telefonia 5G instaladas em locais próximos dos principais aeroportos dos Estados Unidos para evitar uma crise na aviação no país. O anúncio foi seguido pela Verizon, que também limitará a instalação de 5G em torres próximas de terminais aéreos.
As discussões estão centradas em torno dessa proposta, que permitiria que cerca de 90% da implantação das torres avance, disseram fontes à Reuters, embora a medida impacte justamente as operações perto de grandes centros urbanos.
Duas das fontes disseram que será necessário atrasar a implantação do serviços em pouco mais de 500 torres, a grande maioria delas da Verizon.
"Estamos frustrados com a incapacidade da FAA (a agência de aviação dos EUA) de fazer o que quase 40 países fizeram, que é implantar com segurança a tecnologia 5G sem interromper os serviços de aviação", disse a AT&T.
Já a Verizon afirmou que "voluntariamente decidiu limitar nossa rede 5G ao redor de aeroportos" mas que vai lançar o serviço na quarta-feira.
A Casa Branca tem tentado evitar uma interrupção maciça nos voos cujas aeronaves podem sofrer interferências do serviço 5G. O lançamento dos serviços da quinta geração da telefonia móvel, que já foi adiado anteriormente, está programado para quarta-feira, disse uma fonte graduada.
As companhias aéreas estão se preparando para cancelar um número significativo de voos de passageiros e carga nos EUA nas próximas horas para evitarem que alguns instrumentos das aeronaves sofram interferência das transmissões 5G em banda C quando o serviço for iniciado na quarta-feira.
As empresas do setor aéreo alertaram na segunda-feira sobre impactos "catastróficos" no setor decorrente da interferência dos sinais.
As aéreas estão preocupadas que o problema possa impedí-las de voar com o Boeing 777 e outros aviões de grande porte.
Os presidentes-executivos das principais transportadoras de passageiros e carga dos EUA disseram na véspera que o novo serviço 5G pode inutilizar um número significativo de aeronaves de corredor duplo, "manter dezenas de milhares de norte-americanos no exterior" e causar caos nos voos dos EUA.
A FAA alertou que a potencial interferência pode afetar instrumentos sensíveis de aviões, como altímetros, e prejudicar significativamente as operações em condições de baixa visibilidade.
As companhias aéreas pediram no domingo que o 5G seja implementado em todos os lugares dos EUA, exceto nas torres que estão a aproximadamente 3,2 quilômetros das pistas dos aeroportos. O plano de lançamento da Verizon é muito mais agressivo do que o da AT&T e será impactado pela ordem do governo Biden de atrasar o uso de algumas torres próximas às pistas dos aeroportos.
O presidente-executivo da Verizon, Hans Vestberg, disse aos funcionários em 4 de janeiro que a empresa não viu nenhum problema de segurança da aviação com o 5G, mas concordou relutantemente em adiar a implantação eme duas semanas, período que expira na quarta-feira.
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