Amazon eleva receita de computação em nuvem apesar da tendência "multicloud"
Por Paresh Dave e Jeffrey Dastin
(Reuters) - A Amazon.com acumulou quatro trimestres consecutivos de crescimento no faturamento da divisão de computação em nuvem, uma sequência que analistas consideram como impressionante e que tem amenizando preocupações de que uma mudança do mercado em que clientes optem por serem atendidos por vários fornecedores prejudicaria sua participação líder de mercado.
Os gastos gerais com serviços de infraestrutura de computação em nuvem aumentaram 37%, para 178 bilhões de dólares em 2021, superando o crescimento de 34% no ano anterior, de acordo com estimativas do Synergy Research Group.
As três principais empresas do setor, Amazon Web Services (AWS), Azure, da Microsoft; e Google Cloud também aumentaram a participação de mercado em um ponto percentual durante os últimos três meses de 2021 em comparação com o trimestre anterior às custas de fornecedores menores, disse a empresa de pesquisa Canalys na quinta-feira. A companhia estima as participações de mercado das três em 33% para AWS, 22% para Azure e 9% para Google.
Este mercado se tornou grande impulsionador de crescimento nas grandes empresas de tecnologia. A AWS respondeu por 13% da receita da Amazon no ano passado e 74% do faturamento operacional. No caso da Alphabet a fatia foi de 7,5% da receita. A unidade Intelligent Cloud da Microsoft, da qual o Azure compõe grande parte, trouxe 37% das vendas totais da gigante do software.
A Amazon atribuiu seu crescimento no setor no ano passado à expansão de sua equipe de vendas, adição de data centers em novas regiões e clientes migrando mais rapidamente para plataformas de trabalho e ensino remoto e comércio eletrônico.
Os resultados da área de computação em nuvem foram um dos vários fatores que levaram as ações da Amazon a subirem 17% após o fechamento dos mercados na quinta-feira. Outras empresas do setor também avançaram com os resultados da Amazon destacando as perspectivas do mercado. Hashicorp e Datadog, empresas que visam tornar os sistemas multicloud mais fáceis de gerenciar, viram suas ações subirem 5% e 4%, respectivamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.