Nvidia faz previsões otimistas, Applied Materials vê desafios na cadeia de suprimentos
Por Eva Mathews e Akash Sriram e Jane Lanhee Lee
(Reuters) - A fabricante de chips Nvidia previu nesta quarta-feira receita do trimestre atual acima das estimativas de analistas, apostando na forte demanda por data centers.
Mas as margens brutas estáveis em relação ao trimestre anterior e a preocupação com a exposição da Nvidia ao mercado de criptomoedas faziam suas ações caírem cerca de 7% nesta quinta.
A Nvidia espera receita do primeiro trimestre de cerca de 8,1 bilhões de dólares, ante estimativas de 7,29 bilhões de dólares, segundo dados do IBES da Refinitiv. A receita do data center cresceu 71% para o recorde de 3,26 bilhões de dólares no quarto trimestre.
A Nvidia reportou receita no quarto trimestre de 7,64 bilhões de dólares, recorde, comparado com estimativas de 7,42 bilhões. Seu lucro líquido subiu para cerca de 3 bilhões de dólares, ante 2,46 bilhões de dólares no ano anterior.
Ainda assim, a empresa disse que vendeu 550 milhões de dólares em cartões específicos para criptomoedas no ano fiscal 2022 fechado em 30 de janeiro e 24 milhões de dólares no quarto trimestre. A receita de jogos do trimestre foi um recorde de 3,42 bilhões, um aumento de 37% em relação ao ano anterior.
A margem bruta do quarto trimestre ficou estável em 67% em relação ao trimestre anterior.
Enquanto isso, o fornecedor de equipamentos para fabricação de chips Applied Materials também registrou receita trimestral recorde, impulsionada por clientes como Samsung e TSMC.
O executivo-chefe da Applied Materials, Gary Dickerson, disse que o ambiente de fornecimento continua desafiador e que a empresa está fazendo o possível para atender os clientes. A empresa espera receita no segundo trimestre de 6,35 bilhões de dólares, ligeiramente abaixo das estimativas dos analistas, segundo dados da Refinitiv.
"Como já estamos perto de esgotar para o ano, também temos uma perspectiva de crescimento positiva para 2023", disse Dickerson a analistas, adicionado que a demanda é muito forte e os gastos com equipamentos de fabricação de wafer podem chegar a 100 bilhões de dólares em 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.