Entusiasmo com NFTs perde força nos últimos meses
Por Elizabeth Howcroft
LONDRES (Reuters) - A bolha dos NFTs não está estourando, mas pode ter surgido um vazamento. Um ano depois de um único token não fungível ser vendido por 69,3 milhões de dólares em criptomoedas na casa de leilões Christie's, o estranho e selvagem mercado está mostrando sinais de desaceleração.
As vendas no OpenSea, maior mercado de NFT, atingiram quase 5 bilhões de dólares em janeiro, um salto gigantesco em relação aos 8 milhões de dólares do ano anterior, mas caíram para cerca de 2,5 bilhões de dólares no mês passado.
Cerca de 635 mil pessoas compraram NFT no mês passado, por 427 dólares cada em média, segundo o rastreador CryptoSlam, ante cerca de 948 mil, com média de 659 dólares em janeiro.
Mesmo assim, as empresas continuam a se acumular no "metaverso" da moda, onde ativos digitais como terrenos virtuais e roupas para avatares podem ser comprados por criptomoedas como NFTs. JPMorgan e HSBC estão entre as empresas que abriram espaços virtuais em mundos baseados em NFT neste ano, enquanto YouTube e Instagram têm planos para o setor.
As vendas totais de NFT totalizaram cerca de 11,8 bilhões de dólares até agora em 2022, de acordo com o DappRadar, excluindo 19,3 bilhões de dólares em vendas de uma plataforma suspeita de ser dominada por negociações irregulares, onde um pequeno número de contas troca itens por preços inflacionados.
Nima Sagharchi, chefe de ativos digitais da casa de leilões Bonhams, disse que, diferente do mundo da arte tradicional, o mercado de NFT pode oscilar entre os ciclos de alta e baixa em menos de uma semana.
Um NFT representando um pedaço de imagens abstratas geradas por computador de uma coleção chamada Art Blocks seria vendido por cerca de 15 mil dólares em média em um pico em setembro de 2021, mas arrecadou pouco menos de 4.200 dólares no mês passado, de acordo com o CryptoSlam.
Enquanto isso, os NFTs do Bored Ape Yacht Club - um conjunto de 10 mil variações de um primata de desenho animado - ainda são vendidos por cerca de 300 mil dólares em média.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.