Meta prevê ventos contrários fortes e crescimento mais lento no 2º semestre
A Meta, dona do Facebook, está se preparando para um segundo semestre mais enxuto, enquanto lida com pressões macroeconômicas e impactos da privacidade de dados em seus negócios de anúncios, de acordo com um memorando interno visto pela Reuters nesta quinta-feira.
"A empresa precisa de mais foco" e "operar de maneira mais leve e ter melhores equipes de execução", escreveu o diretor de produtos Chris Cox no memorando, que apareceu no fórum de discussão interno da empresa.
"Tenho que ressaltar que estamos em tempos sérios aqui e os ventos contrários são ferozes. Precisamos executar perfeitamente em um ambiente de crescimento mais lento, onde as equipes não devem esperar grandes influxos de novos engenheiros e orçamentos", escreveu Cox.
A Meta não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O memorando é a previsão aproximada mais recente dos executivos da Meta, que já decidiram cortar custos e interromper as contratações em grande parte da empresa este ano diante da desaceleração das vendas de anúncios e do crescimento de usuários.
A maior empresa de mídia social do mundo perdeu cerca de metade de seu valor de mercado este ano, depois que a Meta informou que houve um declínio trimestral pela primeira vez nos usuários ativos diários em seu principal aplicativo Facebook.
Em seu memorando, Cox disse que a Meta precisaria aumentar em cinco vezes o número de unidades de processamento gráfico (GPUs) em seus data centers até o final do ano para apoiar o impulso de "descoberta", que exige poder computacional extra para que a inteligência artificial sugira postagens do Facebook e Instagram nos feeds dos usuários.
O interesse no Reels, produto de vídeo curto estilo TikTok da Meta, estava crescendo rapidamente, disse Cox, com os usuários dobrando a quantidade de tempo que passavam no Reels ano após ano, tanto nos Estados Unidos quanto no mundo.
Cerca de 80% do crescimento desde março veio do Facebook, acrescentou.
Cox disse que a Meta também viu possibilidades de crescimento de receita em mensagens de negócios e ferramentas de compras no aplicativo, o último dos quais, acrescentou, poderia "mitigar a perda de sinal" criada pelas mudanças de privacidade lideradas pela Apple.
Ele disse que a divisão de hardware da empresa estava focada no lançamento bem-sucedido de seu óculos de realidade mista, com o codinome "Cambria", no segundo semestre do ano. A Meta também estava trabalhando para vincular contas em seus produtos de realidade virtual e aplicativos tradicionais de mídia social, disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.