IBM tem receita acima do esperado no trimestre, mas faz alerta sobre câmbio
Por Chavi Mehta
BENGALURU, Índia (Reuters) - A IBM divulgou nesta segunda-feira receita trimestral acima da esperada pelo mercado, mas alertou que o impacto do câmbio no ano pode ser de cerca de 3,5 bilhões de dólares.
A alta de juros nos EUA e tensões geopolíticas têm impulsionado o dólar contra uma cesta de moedas, fazendo empresas internacionais como Microsoft e Salesforce moderarem as expectativas do mercado.
As ações da IBM caiam 4,4% no pregão estendido. "Eu acho que o mercado está extremamente pessimista sobre os fatores macroeconômicos", disse Daniel Newman, da Futurum Research.
A IBM espera que o impacto do câmbio na receita seja de cerca de 6% este ano, disse o vice-presidente financeiro, James Kavanaugh. O impacto previsto anteriormente era de 3% a 4%.
A receita do segundo trimestre foi atingida por conta de 900 milhões de dólares ligados à alta do dólar, disse Kavanaugh.
Normalmente, um dólar mais forte acaba pesando sobre os lucros de companhias norte-americanas que têm operações internacionais significativas.
No trimestre encerrado em 30 de junho, a IBM teve margem bruta ajustada de 54,5% enquanto analistas esperavam 56,6%.
Forte demanda por negócios de consultoria e infraestrutura fizeram a receita da IBM somar 15,54 bilhões de dólares no trimestre, ante expectativa de analistas de 15,18 bilhões, segundo dados da Refinitiv.
Também em termos ajustados, a IBM teve lucro de 2,31 dólares por ação no trimestre, ante expectativa média do mercado de 2,27 dólares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.