Topo

Nvidia lança novo chip de jogos com recursos de IA fabricados pela TSMC

20/09/2022 13h40

Por Stephen Nellis

(Reuters) - A Nvidia anunciou novos microprocessadores para videogames nesta terça-feira que usam inteligência artificial (IA) para melhorar gráficos, e contratou a TSMC para fabricá-los.

A empresa ganhou atenção nos últimos anos com seu crescente negócio de data centers, que vende chips usados ​​em trabalhos de IA, como processamento de linguagem natural. Mas o ponto forte está nos chips gráficos, que ainda forneceram 59% de sua receita de 26,9 bilhões de dólares no ano fiscal mais recente.

Em discurso online, o presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, apresentou na véspera a mais nova série de chips gráficos "Ada Lovelace", batizada em homenagem à matemática britânica do século XIX considerada pioneira da ciência da computação.

O principal modelo GeForce RTX 4090 do chip será vendido por 1.599 dólares e estará à venda em 12 de outubro. Dois modelos RTX 4080 mais baratos começarão em 899 dólares e 1.199 dólares, respectivamente, e estarão à venda em novembro.

A Nvidia projeta seus chips, mas os fabrica por parceiros. Huang disse que os chips serão fabricados pela Taiwan Semiconductor Manufaturing (TSMC) com tecnologia "4N", uma mudança da geração anterior de chips de jogos da Nvidia, fabricados pela Samsung.

Calcular a aparência de cada pixel na tela é difícil, então os microprocessadores da Nvidia usam IA para prever como alguns pixels devem parecer sem fazer todo o conjunto de cálculos. Os chips Lovelace estenderam essa técnica para gerar quadros inteiros de um jogo usando inteligência artificial.

Matt Wuebbling, vice-presidente de marketing global da GeForce da Nvidia, disse os chips não terão o chamado limitador de taxa de hash, tecnologia que a Nvidia colocou na geração anterior para limitar o uso na mineração do ethereum.