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Twitter está perdendo seus usuários mais ativos, mostram documentos internos

25/10/2022 17h37

Por Sheila Dang

(Reuters) - "O Twitter está morrendo?" perguntou o bilionário Elon Musk em abril, cinco dias antes de se oferecer para comprar a plataforma de mídia social.

A realidade, segundo uma pesquisa interna do Twitter vista pela Reuters, vai muito além dos exemplos de celebridades usando terceiros para cuidarem de próprias contas.

O Twitter está lutando para manter seus usuários mais ativos engajados, ressaltando um desafio enfrentado pelo presidente-executivo da Tesla enquanto se aproxima de fechar seu acordo de 44 bilhões de dólares para comprar a empresa.

Esses usuários representam menos de 10% dos usuários gerais mensais, mas geram 90% de todos os tuítes e metade da receita global. Os usuários mais ativos ​​estão em "declínio absoluto" desde o início da pandemia, escreveu um pesquisador do Twitter em um documento interno.

Um "heavy user" é definido como alguém que acessa o Twitter seis ou sete dias por semana e tuíta cerca de três a quatro vezes por semana, segundo o documento.

A pesquisa também descobriu uma mudança nos interesses nos últimos dois anos entre os usuários de língua inglesa mais ativos do Twitter, o que pode tornar a plataforma menos atraente para os anunciantes.

Criptomoeda e conteúdo que inclui nudez e pornografia são os tópicos de interesse de maior crescimento entre os usuários mais ativos ​​de língua inglesa, segundo o relatório. E o interesse por notícias, esportes e entretenimento está diminuindo. Tuítes sobre esses tópicos são os mais desejáveis ​​para os anunciantes.

O Twitter foi motivado a investigar tendências entre os usuários que podem ter sido mascaradas pelo crescimento geral de usuários e entender melhor o declínio dos usuários mais ativos.

Consultado, um porta-voz do Twitter disse: "Nosso público geral continuou a crescer, chegando a 238 milhões usuários ativos diários monetizáveis ​​no segundo trimestre de 2022".

O Twitter é uma das poucas grandes plataformas de mídia social que permite nudez em seu serviço e a empresa estimou que o conteúdo adulto constitui 13% do Twitter, segundo uma apresentação vista pela Reuters.

Os anunciantes geralmente evitam controvérsias ou nudez por medo de prejudicar suas marcas. Grandes anunciantes, incluindo Dyson, PBS Kids e Forbes, suspenderam a publicidade devido a contas que pediam pornografia infantil no Twitter.

Os tópicos que tradicionalmente tornaram o Twitter uma plataforma popular para seus milhões de usuários agora estão em declínio entre os usuários mais ativos, mostram os documentos.

O interesse pelas notícias mundiais, bem como pela política liberal, mostrou picos durante grandes eventos, como o ataque ao Capitólio dos EUA em janeiro de 2021. Mas as categorias desde então perderam o maior número de usuários mais ativos ​​do Twitter e não mostraram sinais de recuperação, segundo o relatório.

O Twitter também está perdendo um número devastador de usuários mais ativos ​​que têm interesse ​​em moda ou celebridades, como a família Kardashian, e estão se mudando para plataformas como o Instagram e o TikTok, escreveu um pesquisador.