Bosch e IBM unem forças para busca de minerais substitutos para veículos elétricos
FRANKFURT/BERLIM (Reuters) - A Bosch formou uma parceria com a IBM para usar computação quântica e tecnologia de simulação para encontrar alternativas às terras raras e metais necessários para veículos elétricos.
Os minerais usados em ímãs de motores elétricos, membranas em células de combustível para tecnologia de hidrogênio, e para a indústria aeroespacial e militar são caros e muitas vezes extraídos de maneiras insustentáveis.
A China fornece 98% da demanda da União Europeia por ímãs feitos de terras raras, e os minerais usados em baterias, como lítio, níquel e cobalto, também são quase inteiramente importados do exterior.
A cooperação em pesquisa usará a computação quântica para explorar quais materiais diferentes podem substituir parcial ou totalmente os usados atualmente, disse o chefe de pesquisa e desenvolvimento corporativo da Bosch, Thomas Kropf.
O objetivo é alcançar resultados em uma década. "Esta tecnologia está prestes a se tornar real", disse Stefan Hartung, presidente-executivo da Bosch.
Ele acrescentou que a Bosch está compartilhando sua experiência na simulação de materiais com a IBM para "áreas de aplicações muito específicas" e, em troca, obteria "indicações mais profundas sobre o poder e a aplicabilidade da computação quântica, incluindo hardware".
A Bosch está investindo 10 bilhões de euros em digitalização e conectividade até 2025, com novas tecnologias focadas em sustentabilidade e mobilidade representando dois terços.
(Por Christoph Steitz e Victoria Waldersee)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.