TSMC planeja produção de chips de tecnologia avançada nos EUA, diz fundador da empresa
Por Sarah Wu
TAIPÉ (Reuters) - A fabricante de chips taiwanesa TSMC planeja produzir chips com tecnologia avançada de 3 nanômetros em sua nova fábrica de 12 bilhões de dólares no Estado norte-americano do Arizona, mas os planos ainda não estão completamente finalizados, disse Morris Chang, fundador da empresa, nesta segunda-feira.
No ano passado, a Reuters mostrou que a TSMC tinha planos de construir mais fábricas de chips no Arizona, incluindo discussões para a próxima fábrica da empresa ter potencialmente capacidade de produzir chips com tecnologia de 3 nanômetros. O modelo compara-se aos chips de 5 nanômetros, mais lentos e menos eficientes, que serão fabricados quando a instalação iniciar a produção.
Chang, falando a repórteres em Taipé após retornar da cúpula da Apec, na Tailândia, disse que a fábrica de chips de 3 nanômetros estaria localizada no mesmo local do Arizona que a produção de 5 nanômetros.
"Três nanômetros, a TSMC agora tem um plano, mas não foi totalmente finalizado", disse Chang, que se aposentou da TSMC, mas continua influente na empresa e na indústria de chips em geral.
"Está quase finalizado - no mesmo local do Arizona, fase dois. Cinco nanômetros é a fase um, 3 nanômetros é a fase dois."
A TSMC, a empresa listada mais valiosa da Ásia, não comentou o assunto, e apenas fez referência a sua declaração no início deste mês de que estava construindo um local para uma potencial segunda fábrica no Arizona, porém não havia chegado a uma decisão final.
A empresa está organizando uma cerimônia no Arizona em 6 de dezembro. Chang disse que estará presente, juntamente com os clientes e fornecedores da TSMC e a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo.
Chang acrescentou que o presidente dos EUA, Joe Biden, também foi convidado, mas não sabe se irá.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.