Topo

SpaceX, de Elon Musk, ganha permissão para lançar até 7.500 satélites no espaço

16.mai.2019: Foguete da SpaceX, Falcon 9, um dia antes do lançamento programado de 60 satélites Starlink - SpaceX/Divulgação
16.mai.2019: Foguete da SpaceX, Falcon 9, um dia antes do lançamento programado de 60 satélites Starlink Imagem: SpaceX/Divulgação

David Shepardson

Washington, EUA

03/12/2022 10h21

A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) disse na quinta-feira que aprovou a oferta da SpaceX para implantar até 7.500 satélites.

O serviço de internet por satélite da SpaceX, Starlink, já tem mais de 3.500 dispositivos em órbita baixa da Terra. A companhia tem dezenas de milhares de clientes nos EUA, cobrando preços de pelo menos 599 dólares por um terminal e 110 dólares por mês pela conexão banda larga.

Em 2018, a FCC aprovou planos da empresa para lançamento de até 4.425 satélites de primeira geração.

A SpaceX tem tentado obter aprovação para operar uma rede de 29.988 satélites, conhecidos como "segunda geração" ou "Gen2".

"Nossa ação permitirá à SpaceX iniciar a implantação do Gen2 Starlink, que trará banda larga via satélite de próxima geração para os americanos em todo o país", disse a FCC. A agência afirmou ainda que "permitirá o serviço mundial de banda larga via satélite, ajudando a reduzir a falta de acesso à internet em uma escala global".

A FCC disse que sua decisão "irá proteger outros operadores de satélites e terrestres de interferência e manterá um ambiente espacial seguro", protegendo "espectro e recursos orbitais para uso futuro".