Topo

Fim da crise? TSMC começa produção em massa de chips mais avançados

Sede da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co) em Hsinchu (Taiwan); companhia é líder na fabricação de chips - Ann Wang/Reuters
Sede da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co) em Hsinchu (Taiwan); companhia é líder na fabricação de chips Imagem: Ann Wang/Reuters

Yimou Lee e Ann Wang

De Reuters, em Tainan, Taiwan

29/12/2022 11h26

TAINAN, Taiwan (Reuters) - A fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Ltd (TSMC) iniciou a produção em massa de seus chips mais avançados no sul de Taiwan nesta quinta-feira e o presidente da empresa disse que continuará a expandir a capacidade na ilha.

A tão esperada produção em massa de chips com tecnologia de 3 nanômetros ocorre em um momento em que as atenções se concentram nos planos de investimento da maior fabricante de chips por contrato do mundo no país e no exterior. A TSMC tem uma posição dominante como fabricante de chips avançados usados em tecnologia de celulares a jatos de combate.

"A TSMC está mantendo sua liderança em tecnologia enquanto investe significativamente em Taiwan, continuando a investir e prosperar com o entorno", disse o presidente da TSMC, Mark Liu, em uma cerimônia marcando a expansão de produção e capacidade na cidade de Tainan, no sul.

Liu disse que a demanda pelo chip de 3 nanômetros da empresa estava "muito forte", impulsionada por novas tecnologias, incluindo 5G e produtos de computação de alto desempenho. Ele não entrou em detalhes.

No início deste mês, a TSMC disse que mais do que triplicaria seu investimento planejado em sua nova fábrica no Arizona para 40 bilhões de dólares, entre os maiores investimentos estrangeiros na história dos Estados Unidos.

A empresa taiwanesa, que conta com a Apple Inc. e a Nvidia Corp. entre seus principais clientes, também está construindo uma fábrica de chips no Japão e disse que está nos estágios iniciais de análise de uma possível expansão na Alemanha.

Em uma aparente resposta às preocupações de que o investimento estrangeiro da TSMC prejudicaria a posição de Taiwan em semicondutores, Liu disse que a produção era uma demonstração de que a TSMC estava "tomando medidas concretas para desenvolver tecnologia avançada e expandir a capacidade em Taiwan".

O governo de Taiwan rechaçou as preocupações sobre uma tendência de "adeus a Taiwan" para a indústria de chips, dizendo que a posição da ilha como grande produtora de semicondutores e fabricante dos chips mais avançados é segura.

Liu disse que a produção em massa foi bem sucedida, acrescentando que a nova tecnologia de 3 nanômetros criaria produtos finais com valor de mercado de 1,5 trilhão de dólares em cinco anos.

A TSMC disse que está trabalhando para construir fábricas para a próxima geração de chips de 2 nanômetros, que devem ser fabricados no norte e centro de Taiwan.

A TSMC tem dito repetidamente que a maior parte de sua fabricação permanecerá em Taiwan.

(Reportagem de Yimou Lee e Ann Wang)