Sony e Honda revelam protótipo de carro elétrico 'Afeela' com tecnologia da Qualcomm
Por Kiyoshi Takenaka
(Reuters) - As japonesas Sony e Honda revelaram o protótipo dos novos veículos elétricos "Afeela" que as duas empresas vão montar em conjunto, dizendo que aproveitarão conteúdos de entretenimento nos carros da próxima geração.
A Sony deu uma amostra do Afeela, que tem cantos arredondados e um elegante teto preto, na feira de tecnologia CES 2023, em Las Vegas, na quarta-feira. O carro usará tecnologia da gigante de hardware Qualcomm, incluindo o chassi digital Snapdragon.
"Para realizar a mobilidade inteligente, são necessárias atualizações contínuas de software e computação de alto desempenho", disse Yashuhide Mizuno, presidente-executivo da Sony Honda Mobility.
A Qualcomm lançou na quarta-feira um novo processador, o Snapdragon Ride Flex SoC, que lida com funções de direção assistida e cockpit, incluindo entretenimento. Antes, essas funções eram executadas em chips diferentes, e juntá-las pode ajudar a reduzir os custos, disse um executivo da Qualcomm.
A Sony também está procurando aproveitar seus pontos fortes tradicionais em sensores. O Afeela será equipado com mais de 40 sensores, disse Mizuno. O carro usará a ferramenta de criação 3-D "Unreal Engine", da Epic Games, criadora de "Fortnite".
Para a Honda, o empreendimento com a Sony pode permitir acelerar o que até agora tem sido uma lenta mudança para os veículos elétricos. A empresa também lutou ao longo dos anos para obter ganhos no mercado de veículos de luxo com sua marca Acura. O novo veículo terá um preço premium.
A expectativa dos sócios é entregar seus primeiros veículos elétricos até o início de 2026 na América do Norte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.