Nova atualização do ChatGPT possibilitará que tecnologia "veja, ouça e fale"

(Reuters) - O ChatGPT, da OpenAI, está passando por uma grande atualização que permitirá ao chatbot ter conversas de voz com usuários e interagir por meio de imagens, aproximando a tecnologia de populares assistentes de inteligência artificial (IA) como a Siri, da Apple.

O recurso de voz "abre portas para muitos aplicativos criativos e focados na acessibilidade", disse a OpenAI em comunicado nesta segunda-feira.

Serviços de IA semelhantes, como a Siri, a assistente de voz do Google e a Alexa, da Amazon.com, estão integrados aos dispositivos em que são executados e costumam ser usados para agendar alarmes e lembretes, além de fornecer informações disponíveis na internet.

Desde a sua estreia no ano passado, o ChatGPT tem sido adotado por empresas para uma ampla gama de tarefas, desde resumir documentos até escrever códigos de programação, desencadeando uma corrida entre grandes empresas de tecnologia para lançar as suas próprias soluções baseadas em IA generativa.

O novo recurso de voz do ChatGPT também pode narrar histórias antes de dormir, resolver debates na mesa de jantar e falar em voz alta a requisição de texto dos usuários, afirmaram executivos da empresa.

A tecnologia por trás disso está sendo usada pelo Spotify para que os "podcasters" da plataforma traduzam seu conteúdo em diferentes idiomas, disse a OpenAI.

Com suporte para imagens, os usuários podem tirar fotos de objetos ao seu redor e pedir ao chatbot para "solucionar por que sua churrasqueira não liga, explorar o conteúdo de sua geladeira para planejar uma refeição ou analisar um gráfico complexo para dados relacionados ao trabalho".

O Google Lens, da Alphabet, é atualmente a escolha mais popular para obter informações relacionadas a imagens.

Os novos recursos do ChatGPT serão lançados para assinantes dos planos Plus e Enterprise nas próximas duas semanas.

Continua após a publicidade

(Por Zaheer Kachwala e Yuvraj Malik em Bengaluru)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.