Comissão Europeia intensificará vigilância sobre práticas comerciais de influenciadores
Por Sudip Kar-Gupta
BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira que intensificará a vigilância sobre as práticas comerciais de influenciadores das redes sociais, um mercado estimado em cerca de 20 bilhões de euros, com o objetivo de proteger os consumidores.
A Comissão disse em comunicado que trabalhará nas próximas semanas com autoridades nacionais para examinar publicações online a fim de identificar depoimentos e recomendações de produtos que sejam enganosas.
Influenciadores e celebridades com um alto número de seguidores podem receber grandes quantias de empresas para promover produtos nas redes sociais, e reguladores em todo o mundo estão buscando maneiras de melhorar a proteção ao consumidor.
Em abril, a Austrália afirmou que a maioria das publicações de influenciadores australianos pode ter violado as normas de publicidade em relação à divulgação de pagamentos, enquanto em fevereiro defensores das crianças no México instaram o governo a criar regras para evitar que influenciadores direcionem produtos alimentícios não saudáveis, "junk food", e outros produtos para crianças por meio de propaganda enganosa nas redes sociais.
"O negócio dos influenciadores está prosperando e muitos consumidores, frequentemente jovens ou até mesmo crianças, confiam em suas recomendações. No entanto, esse modelo de negócios também envolve obrigações legais", disse o Comissário da UE, Didier Reynders.
"Os influenciadores também devem seguir práticas comerciais justas, e seus seguidores têm o direito de receber informações transparentes e confiáveis."
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