Meta tem receita acima do esperado no 3° trimestre com impulso de publicidade digital

(Reuters) - A Meta, controladora do Facebook, superou as expectativas de receita para o terceiro trimestre nesta quarta-feira, com a ajuda de medidas de austeridade e uma recuperação na publicidade digital antes da temporada de férias.

A empresa, que reportou suas melhores margens operacionais em dois anos, também reduziu despesas para o ano.

As ações da Meta subiram quase 150% até agora este ano e avançavam 3% no pós-mercado.

A proprietária do Facebook e do Instagram vem se recuperando de um 2022 difícil.

No ano passado, a empresa gastou bilhões no metaverso -- ambientes virtuais compartilhados nos quais as pessoas podem acessar pela internet. A empresa dispensou cerca de 21.000 funcionários desde o ano passado, depois de uma redução nos gastos de clientes após a pandemia.

O presidente-executivo, Mark Zuckerberg, que prometeu em fevereiro que 2023 seria o "ano da eficiência" da Meta, disse a analistas em uma conferência nesta quarta-feira que está satisfeito com o progresso da empresa nesse sentido.

Após os crescentes investimentos em inteligência artificial por parte dos rivais Alphabet e Microsoft, a Meta também está injetando dinheiro nessa tecnologia.

Zuckerberg disse que a IA será a maior área de investimento da Meta em 2024, tanto em termos de recursos de engenharia quanto de computação.

A margem operacional da Meta no terceiro trimestre duplicou para 40%. A receita também cresceu no seu ritmo mais rápido em dois anos.

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A Meta reduziu a projeção de despesas totais para 2023 para a faixa de 87 bilhões a 89 bilhões de dólares, em comparação com expectativa anterior de 88 bilhões a 91 bilhões de dólares.

A gigante de mídias sociais também disse projetar despesas totais na faixa de 94 bilhões a 99 bilhões de dólares no ano que vem, acima das estimativas de analistas, de acordo com dados da LSEG.

PUBLICIDADE RESILIENTE

Anunciantes que contavam com o gasto resiliente dos consumidores migraram para as plataformas digitais da empresa de mídia social antes da temporada de compras de fim de ano, um aumento que também impulsionou as vendas de anúncios na Alphabet e Snap.

No terceiro trimestre encerrado em 30 de setembro, o número de anúncios visualizados da Meta aumentou 31% em relação ao ano anterior. O preço médio por anúncio diminuiu 6%, mas a taxa de queda foi a mais lenta em sete trimestres.

A companhia também alertou sobre gastos adicionais com infraestrutura e pressões regulatórias à frente.

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A receita da Meta aumentou 23%, para 34,15 bilhões de dólares, no trimestre encerrado em setembro. Os analistas esperavam uma receita de 33,56 bilhões de dólares, de acordo com dados da LSEG.

A Meta ainda registrou um crescimento de 7% no número de pessoas ativas diariamente (DAP, na sigla em inglês) -- uma métrica que usa para rastrear usuários únicos que utilizaram qualquer um de seus aplicativos, como Facebook, Instagram, Messenger ou WhatsApp, em um dia. O DAP havia aumentado 7% no segundo trimestre.

Os usuários ativos diários do Facebook cresceram 5%, enquanto as impressões de anúncios em aplicativos da Meta subiram 31%.

(Reportagem de Yuvraj Malik em Bengaluru e Katie Paul em Nova York)

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