AliExpress reduz logística cross border para 11/11 no Brasil frente a 2022
Por Andre Romani
SÃO PAULO (Reuters) - O AliExpress reduziu a quantidade de voos fretados ao Brasil, em comparação ao ano passado, para o período do chamado "Dia dos Solteiros", em novembro, data festiva do calendário chinês marcada por fortes promoções de varejistas, informou a diretora da empresa para o país nesta quinta-feira.
Relacionadas
Na prática, o AliExpress, marketplace do gigante chinês Alibaba, seguirá com os oito voos semanais que já freta durante todo o ano para a entrega de produtos no Brasil.
No entanto, em 2022, a companhia fretou quatro voos adicionais para país durante o período festivo. Na ocasião, inclusive, a diretora da empresa no país não descartou uma expansão logística perene a depender do resultado de vendas que fosse registrado.
"Esse é o nosso movimento agora (com oito voos), essa é nossa visão recente de como vamos estar durante o período, mas a gente sempre faz esses estudos, então é difícil dizer para frente como vai ser", disse Briza Bueno, diretora do AliExpress Brasil, a jornalistas em evento virtual.
"Esse movimento é influenciado pela demanda e também pelo nível do serviço que a gente está querendo oferecer", acrescentou ela, após ser questionada sobre o motivo da redução nos voos.
Apesar disso, a companhia disse que este será o maior 11/11 que já realizou no Brasil.
A AliExpress ainda promete entrega em até 10 dias para produtos selecionados na categoria "choice" do marketplace. No ano passado, as entregas de produtos selecionados ficavam em até 12 dias, segundo a empresa.
Além da operação cross border, onde os consumidores brasileiros compram produtos do exterior, o AliExpress tem há dois anos um marketplace local, o qual vem expandindo.
Para a operação local, a companhia fechou uma parceria neste ano com a Tiny, uma integradora que junta mais de 40 mil vendedores, que agora poderão oferecer os produtos na plataforma do AliExpress no Brasil, de acordo com Bueno.
Esses movimentos ocorrem à medida que, em meados de 2023, o governo federal criou o programa Remessa Conforme, que isenta as plataformas de comércio eletrônico de Imposto de Importação para compras de até 50 dólares, mas exige uma série de medidas de conformidade junto à Receita Federal.
O AliExpress, que diz ter no Brasil mais de 7 milhões de usuários diários, em uma de suas cinco maiores operações em todo o mundo, aderiu ao Remessa Conforme.
O governo, porém, já indicou que avalia revisar essa isenção de imposto de importação, colocando a taxa em ao menos 20%.
O chamado Dia dos Solteiros é uma data de vendas criada pelo próprio Alibaba na China, a partir de uma comemoração informal no país que ocorre em 11 de novembro. No início, em 2009, era um festival de 24 horas, mas agora tratam-se de semanas de promoções.
A empresa não divulgou projeção de vendas para o período no Brasil.
(Por André Romani)