Rússia diz que planeja enviar cosmonautas à Lua na próxima década
A Rússia planeja enviar cosmonautas para pousar na Lua na próxima década pela primeira vez em sua história e pretende construir uma base lunar a partir de 2031, de acordo com a corporação russa responsável pelos voos espaciais tripulados, informou a agência de notícias estatal TASS.
Um esboço de plano apresentado por Vladimir Solovyov da RKK Energia disse que a Rússia está planejando missões tripuladas à Lua, incluindo o primeiro pouso humano russo na Lua, juntamente com uma base lunar, disse a TASS na quarta-feira.
"Preparativos para a implantação de uma base lunar - 2031-2040", disse a TASS citando o rascunho do plano. O plano também fala sobre a exploração dos recursos da lua.
Em agosto, a primeira missão lunar russa em 47 anos fracassou quando a espaçonave Luna-25 ficou fora de controle e colidiu com a Lua, evidenciando os problemas pós-soviéticos enfrentados por um programa espacial outrora poderoso.
O astronauta americano Neil Armstrong ganhou fama em 1969 por se tornar a primeira pessoa a caminhar na Lua, mas a missão Luna-2 da União Soviética foi a primeira espaçonave a alcançar a superfície da Lua em 1959, e a missão Luna-9 em 1966 foi a primeira a fazer um pouso suave no satélite.
Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano no espaço sideral em 12 de abril de 1961, mas os cosmonautas soviéticos nunca fizeram um pouso humano na Lua.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.