Samsung terá queda menor de lucro com recuperação de preços de chips, esperam analistas

Por Joyce Lee

SEOUL (Reuters) - A Samsung Electronics deve apresentar a menor queda de lucro em seis trimestres, segundo estimativas de analistas, apoiada em uma recuperação dos preços de chips que tem reduzido as perdas na divisão de microprocessadores, principal pilar da empresa sul-coreana.

O mercado espera que a maior fabricante mundial de chips de memória, smartphones e televisores apresente uma queda de 14% no lucro do quarto trimestre ao anunciar resultados preliminares na terça-feira.

A companhia deverá apresentar um lucro operacional de 3,7 trilhões de wons (2,82 bilhões de dólares) para o trimestre de outubro a dezembro, de acordo com a média de estimativas  de analistas compilada pela LSEG.

A cifra se compara a um lucro operacional de 4,31 trilhões de wons no trimestre de dezembro do ano anterior. A Samsung relatou pela última vez um aumento no lucro trimestral anual no segundo trimestre de 2022.

Um conjunto sólido de resultados justificará a forte alta do mercado de ações da Samsung no quarto trimestre, o que a tornou a segunda empresa listada mais valiosa da Ásia, depois da rival taiuanesa TSMC, com um valor de mercado de cerca de 390 bilhões de dólares.

A divisão de chips da Samsung - tradicionalmente a principal fonte de receita da companhia - deverá mostrar uma redução no prejuízo trimestral para cerca de 1,2 trilhão de wons, de acordo com a média de oito previsões. Analistas disseram que a divisão de chips DRAM (Dynamic Random Access Memory) voltou a dar lucro.

A Samsung havia relatado perdas na divisão de chips de 4,36 trilhões de wons e 3,75 trilhões de wons no segundo e terceiro trimestres, respectivamente, do ano passado uma vez que o excesso de oferta decorrente da baixa demanda por aparelhos eletrônicos, impulsionada pelas pressões inflacionárias sobre os consumidores, causou a pior desaceleração do setor em décadas.

No entanto, os preços dos chips DRAM e dos processadores flash NAND - usados para armazenar dados - se recuperaram no quarto trimestre, inclusive para no cado dos modelos mais antigos, em um sinal de melhora de todo o setor esperada para este ano.

Continua após a publicidade

Os preços dos chips DRAM para dispositivos móveis aumentaram cerca de 18% a 23% durante o quarto trimestre, enquanto os preços dos chips flash NAND móveis subiram de 10% a 15%, de acordo com o provedor de dados TrendForce.

Embora a Samsung tenha cortado repetidamente a produção desde o primeiro semestre de 2023 para lidar com a desaceleração, analistas e fontes disseram que a Samsung recebeu mais suprimentos de wafers de chips de silício, os blocos de construção de semicondutores, no quarto trimestre, sinalizando que está se preparando para aumentar a produção de processadores DRAM.

A Samsung também foi mais agressiva na venda de chips de memória do que seus concorrentes, como a SK Hynix, no quarto trimestre, em uma tentativa de reduzir os estoques, disseram os analistas.

A rival Micron Technology previu uma receita trimestral acima das estimativas do mercado no mês passado, em um sinal de recuperação do mercado de chips de memória em 2024.

O negócio de dispositivos móveis da Samsung deverá mostrar lucro operacional de cerca de 2.5 trilhões de won, de acordo com a média de previsões de oito analistas, que estimaram que as vendas de dois modelos de smartphones com telas dobráveis caíram em cerca de 1 milhão de unidades cada em relação ao terceiro trimestre.

Deixe seu comentário

Só para assinantes